VOCÊ NÃO É UM ACIDENTE


Você não é um acidente!
Sl 139.1-17
No ano de 2015, duas especialistas em direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) falaram sobre a situação de crianças de rua no mundo: “Abandonadas, descartadas, rejeitadas e jogadas fora: mais de 150 milhões de crianças em situação de rua em todo o mundo sofrem grandes privações e violações de direitos, com pouca ou nenhuma consideração dada ao seu maior interesse”.
Creio que a maioria de nós nunca passou pela experiência de viver na rua, mas muitos de nós já nos sentimos como pessoas abandonadas, descartadas, rejeitadas e jogadas fora. E esta dor é ainda maior quando nos sentimos assim com relação às pessoas que nos geraram, pai e mãe.
Mas preciso te dizer: Você não é um acidente!
Seu nascimento não foi um erro e sua vida não é um acaso da natureza. Pode ter sido uma surpresa para seus pais, mas Deus planejou sua vida! Você não está respirando agora, por obra do acaso. Você está vivo porque Deus quer!
Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe. 14 Eu te louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso, e eu sei disso muito bem. 15 Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo, 16 tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia. Sl 139.13-16
Deus te criou exatamente do jeito que ele sonhou com você. Sua nacionalidade, a cor de sua pele, de seus olhos e de seus cabelos. E determinou seu tempo de vida, bem como onde viveria o propósito dEle. Nada do que você traz consigo é acidental. Ele planejou tudo para o seu propósito.
“[...] de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação”. At 17.26
Deus planejou ainda como você nasceria, independente das circunstâncias de seu nascimento ou de quem são seus pais, Deus tinha plano ao criar você. Deus sabia que estes dois indivíduos possuíam a combinação genética específica para criá-lo exatamente como você é.
Deus não cria nada ao acaso e nunca comete erros. Tudo que Deus faz tem um propósito. Veja toda a criação, cada planta e cada animal tem seu lugar para o equilíbrio da natureza.
Temos no colégio piracicabano um professor que é membro da Igreja Metodista e para contar o testemunho de seu filho, escreveu o seguinte depoimento:
“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus”. Salmo 46.10
Em maio recebemos uma notícia devastadora. Nosso filho de 5 anos foi diagnosticado com câncer maligno no rim esquerdo. O tumor tinha 12 cm e depois de uma semana, no dia de meu aniversário, estava na mesa de cirurgia. Ficamos aflitos, mas por meio de irmãos na fé e nossa própria entrega em oração, Deus nos acalmou por meio do Salmo 46.10. Ao deixá-lo nas mãos dos médicos, abracei minha esposa em prantos e perguntei: “Deus não o retirará de nós, não é?” E ela respondeu: “você disse que não”. Nesta hora, aprendi uma de muitas lições que Deus nos ensinaria com esta situação: quando ouvimos o Espírito de Deus e comunicamos para alguém, não imaginamos o poder que tais palavras exercem no coração de quem as recebe.
Recebi meu melhor presente de aniversário, pois a cirurgia correu bem. No entanto, recebemos outra notícia devastadora. A biopsia revelou um tumor mais agressivo do que o esperado, que se espalha facilmente para ossos, pulmão e cabeça. Para piorar, o exame de tomografia revelou um nódulo no pulmão. Às pressas, meu filho passou por uma nova cirurgia para a verificação de metástase, que é o alastramento do tumor.
Muitas campanhas de oração se espalharam e, inexplicavelmente, a resposta que tivemos foi que não havia nódulo. Tínhamos acabado de presenciar, ali, em nossa frente, o milagre de Deus e novamente o salmo me veio à mente.
Hoje ele se encontra em tratamento de quimioterapia e temos visto transformações nas vidas das pessoas que acompanham a situação. Pais que trabalhavam muito passaram a dar mais atenção a seus filhos; pessoas que não oravam há tempos, dobraram seus joelhos e pessoas céticas passaram a acreditar no nome santo de Cristo, nosso Senhor e Salvador.
Há tempo para todo propósito de Deus. Tempo de chorar e tempo de rir (Eclesiastes 3:1 e 3:4). Hoje até pode ser que estejamos no tempo de chorar por tanto sofrimento, mas temos plena consciência que fazemos parte de um plano maior de Deus e essa foi a principal de todas as lições. Deus excede todo entendimento. Nossa vida passa a ter um novo sentido, dando valor somente ao que é importante, o Reino de Deus, e em breve chegará o tempo de se alegrar como nunca pela vitória completa alcançada.
Oração: Deus, ensina-nos a praticar uma das maiores virtudes do ser humano, que é acreditar em ti mesmo sem vê-lo ou mesmo quando tudo parece dar errado. Em nome de Jesus, amém!

Pensamento: Você tem duas escolhas: viver uma vida mediana, preocupada com seus próprios interesses ou viver para Aquele que fez e sabe tudo o que está passando.


Esta família está entendendo e experimentando que Deus tem um propósito para suas vidas e para a vida de seu filho.
Deus já pensava em você antes de formar o mundo.
Antes da criação do mundo, Deus já nos havia nos escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa. Por causa do seu amor por nós, 5Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade. Ef 1.4-5
Na verdade, Deus criou o mundo para que tivéssemos vida.
Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. Tg 1.18
O Dr. Michael Denton, pesquisador de genética humana da Universidade de Otago, Nova Zelândia afirma que “Todas as evidências disponíveis nas ciências biológicas apoiam a teoria básica de que o universo como um todo foi especialmente criado tendo a vida e a humanidade como principal objetivo e propósito; nesse todo, cada faceta da realidade tem seu significado e explicação por meio desse fato fundamental”.
A Bíblia também já afirma isso milhares de anos atrás: “o SENHOR, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada”. Is 45.18  
Mas afinal, por que Deus me criou, porque Ele teve toda esta preocupação comigo? Criou o mundo para que eu existisse, por quê?
Deus te criou para te amar!
Esta é a verdade sobre a qual você precisa edificar sua vida! Deus te ama!
A Bíblia diz em 1Jo 4.8 que Deus é amor. Não diz que Deus tem amor. Amor é a essência do caráter de Deus. Ele é perfeito e completo, Deus não estava só e por isso decidiu criá-lo, mas o fez para expressar seu amor. Deus não nos fez para o adorarmos, ele o fez para nos amar.
[...] vós, a quem desde o nascimento carrego e levo nos braços desde o ventre materno.  4 Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até quando vierem os cabelos brancos, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei. Is 46.3-4
Quando meu filho Miguel nasceu, não pensei em como eu seria adorado por ele nem fico exigindo dele uma adoração a mim. Mas desde o primeiro dia em que soube de sua existência eu o amei! Mesmo quando ele ainda era apenas um monte de células se multiplicando dentro da barriga de minha esposa. Eu já o amava!
Se não houvesse Deus, seríamos todos “acidentes”, o resultado de um fato extraordinário aleatório no Universo. Você poderia parar de acompanhar esta série de mensagens pois nossa vida não teria nenhum propósito, significado ou importância. A vida teria uma existência insignificante e a morte seria o fim de tudo.
Mas há um Deus que o fez por uma razão e sua vida tem um profundo significado! Descobrimos este significado somente quando tornamos Deus o ponto de referência para nossa vida.
“A única forma precisa de compreendermos a nós mesmos é pelo que Deus é e pelo que Ele faz por nós”. Eugene Perterson.
Lembre-se: Você não é um acidente!
De seu amigo e pastor
Hugo G. Freitas

Inspirado no Livro: “Você não está aqui por acaso” de Rick Warren

Comentários

Postagens mais visitadas