ENXERGANDO A VIDA DO PONTO DE VISTA DE DEUS



Enxergando a vida do ponto de vista de Deus
Rm 12
 “Todo ponto de vista é a vista de um ponto”. Leonardo Boff
É como se cada pessoa utilizasse lentes entre seus olhos e o mundo que fazem com que vejam a mesma realidade de forma diferente. Estas lentes são formadas por nossas experiências de vida, nosso passado, cicatrizes, mágoas, vitórias, derrotas, enfim toda nossa história nos ajuda a formar esta visão de mundo. Mas ainda assim, pessoas com histórias de vida bem parecidas podem ter visões de mundo bem diferentes. As lentes que usamos para enxergarmos o mundo são mais claras para alguns, mais escuras para outros; para algumas pessoas, estas lentes são coloridas, já para outras são cinza; algumas lentes parecem estar arranhadas e outras bem embaçadas.
Quando vemos o texto do ap. Paulo aos romanos percebemos que somos desafiados a vivermos uma vida diferente do que temos visto em nossa sociedade. Um padrão de excelência como seres humanos que busca fazer o melhor para o que foi chamado a fazer; que ama sem hipocrisia, detesta o mal e se apega ao bem, zelosos em tudo que fazemos, servindo ao Senhor com fervor de espírito; que se alegra na esperança, é paciente na tribulação e perseverante na oração; que compartilha das necessidades uns dos outros e pratica a hospitalidade; abençoa os que nos perseguem, abençoa e não amaldiçoa; Alegra-se com os que se alegram e chora com os que choram; não são orgulhosos, mas condescendente com o que é humilde, não sendo sábios aos próprios olhos; não paga a ninguém mal por mal, mas se esforça por fazer o bem perante todos os homens e o quanto depender de nós, ter paz com todos os homens; não vingativo e que deixa a ira passar porque entende que a vingança pertence ao Senhor; pelo contrário, se o inimigo tiver fome, dá de comer; se tiver sede, dá de beber, porque, fazendo isto, ele ficará constrangido pelo bem; enfim, somos desafiado a não  sermos vencidos pelo mal, mas vencer o mal com o bem. 
“Nosso modo de enxergar a vida molda nossa vida”. Rick Warren
O fato é que nosso modo de definir a vida e nossa perspectiva sobre ela influenciará como investiremos nosso tempo, gastaremos nosso dinheiro, usaremos nossos talentos e valorizaremos nossos relacionamentos.
Uma forma que podemos perceber como vemos a vida é perguntando: Quando pensamos na vida, qual imagem nos vem à mente? Tal imagem é a nossa metáfora de vida. Alguns podem ver um circo, um campo minado, um carrossel, uma montanha-russa, um quebra-cabeça, uma bicicleta, enfim, cada um nós enxerga a vida de uma maneira própria. As pessoas frequentemente expressam suas metáforas de vida por meio de roupas, jóias, carros, penteados, adesivos e até tatuagens.
Esta metáfora de vida pode ser inconsciente, mas nos influencia da mesma forma e determina nossas esperanças, valores, relacionamentos, metas e prioridades. Por exemplo, se você vê a vida como uma festa, teu principal valor será divertir-se; se você pensa a vida como uma corrida, certamente valoriza a velocidade e andará apressado a maior parte do tempo; se você vê a vida como uma maratona, valorizará a resistência; se a vida lhe é como um jogo, vencer será muito importante para você. Qual a sua visão da vida?
Um grande problema está no fato de que, por não termos muita consciência deste fato, muitas vezes não pensamos que a lente que colocamos diante de nossos olhos para enxergarmos a vida pode ser falsa. Pode ter sido dada por nossos pais, por nossos amigos, por filmes, livros, revistas ou alguma outra fonte falível. Mas para cumprirmos os propósitos que Deus nos deu, será preciso contestar a visão convencional sobre a vida e passarmos a enxergar a vida do ponto de vista de Deus que está expresso em sua Palavra, a Bíblia.
Rm 12.2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Muitas pessoas parecem ter medo de buscar a vontade de Deus, como se o que Ele exigisse de nós fosse sempre um sofrimento, mas precisamos entender que sua vontade é boa, agradável e perfeita.
Quando olhamos para Bíblia, percebemos que, em muitos momentos, a vida é apresentada como um teste. Deus continuamente testa as pessoas quanto ao caráter, à fé, à obediência, ao amor, à honestidade e à lealdade. Palavras como provações, tentações, refinar e testar são comuns na Bíblia. Deus provou Abraão quando pediu que sacrificasse seu filho Isaque; provou também a Jacó quando teve que trabalhar mais sete anos para poder se casar com Raquel.
Adão e Eva foram reprovados no jardim do Éden, mas muitas outras pessoas foram aprovadas em grandes testes como José diante de sua família e depois no Egito; Maria que foi fiel durante a prova de ser considerada adúltera e Daniel na cova dos leões.
Os testes desenvolvem e manifestam o caráter. Você está sempre sendo testado.
Deus constantemente observa nossa reação às pessoas, aos problemas, ao sucesso, aos conflitos, às enfermidades e às decepções. Somos testados nos simples gestos de nossos dia-a-dia, quando abrimos uma porta a alguém, pegamos um lixo caído no chão e quando somos educados com as pessoas.
Muitos dos testes nós nem mesmo reconhecemos, mas podemos prever alguns deles pela Bíblia. Somos testados por:
    • Grandes mudanças (cf.: Davi ao ser ungido rei);
    • Sucesso (cf.: Davi com Bateseba);
    • Promessas que se demoram a realizar (cf.: Abraão ao esperar o filho);
    • Problemas impossíveis (cf.: Moisés com povo diante do mar);
    • Orações não respondidas (cf.: Paulo com o espinho na carne);
    • Críticas imerecidas (cf.: Jesus por curar no sábado);
    • Sentimentos da ausência de Deus (cf.: 2Cr 32.31: “Deus não o ajudou, pois queria pô-lo à prova a fim de descobrir o que estava no fundo do seu coração”).
"É verdade que a alegria no Espírito Santo pode ser retirada, à hora da provação; a alma pode estar “em tristeza mortal” enquanto decorre a “hora do poder das trevas”; mas, em geral, ela será enfim restaurada com acréscimo, de modo que se regozije “com alegria indizível e cheia de glória”.
John Wesley (Sermão: O testemunho do Espírito Santo 2)

“Uma vez que tenha compreendido que a vida é um teste, perceba que nada é insignificante. Mesmo o menor incidente é relevante para o desenvolvimento de nosso caráter”. Pr Rick Warren.
Alguns testes parecem esmagadores, enquanto outros, você nem percebe, mas todos têm implicações eternas. Mas Deus sempre deseja que passemos nos testes, que sejamos aprovados e sempre nos prepara recompensas eternas.
Tg 1.12  Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.
Quando passamos a enxergar a vida do ponto de vista de Deus, percebemos que mesmo as nossas provações nos direcionam para o centro da vontade Sua vontade. Nosso olhar se ajusta ao olhar de Deus que ama as pessoas, odeia o pecado, mas o ama o pecador e deseja restaurar sua criação caída pelo pecado.
Deixamos de ver a vida a partir de nosso umbigo, e passamos a ver a partir de Deus e experimentamos sua boa, agradável e perfeita vontade.
Que Deus nos abençoe!
De seu amigo e pastor
Hugo G. Freitas

Inspirado no Livro: “Você não está aqui por acaso” de Rick Warren.

Comentários

Postagens mais visitadas