"PERDOAI AS NOSSAS DÍVIDAS": A GRAÇA DO PERDÃO



Perdoai as nossas dívidas: a Graça do Perdão.
Mt 6.12

Qual é a maior característica de Deus? Se Deus pudesse ser caracterizado por uma palavra, qual seria? Penso que “AMOR”. 1 Jo 4.8 “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.
E como este amor age? Antes de tudo, ele age pelo perdão.
E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando (charizomai) todos os nossos delitos; Cl 2.13

A palavra perdão é expressa no grego por meio de 3 palavras uma delas é cari,zomai (charizomai): a) conceder perdão, perdoar; b) dar graciosamente, dar livremente, entregar.

Palavra que tem em si a palavra charis = graça, e é relativo à palavra charisma = favor que alguém recebe sem qualquer mérito próprio.
Assim, para falarmos de perdão é imprescindível falarmos de graça, porque a palavra perdão carrega em si mesma a graça (o charis está dentro de charizomai).
E observando o texto de Cl 2.13 é possível dizer que Deus nos perdoou quando estávamos mortos em nossos pecados e nos fez viver com ele. Quem está morto não faz nada para receber algum favor.
Cristianismo não é o que você faz, mas o que Deus faz por você.
O cristianismo é fundamentalmente uma religião de Graça e Perdão. O mundo diz: faça mais e você será mais. Outras religiões dizem: vamos fazer algo para chamar a atenção de Deus. O cristianismo diz: recebo o perdão de Deus de graça.
Max Lucado diz que temos 2 consequências de vivermos um evangelho de merecimento e não de Graça: confusão e exaustão.
1)  Confusão: porque não existe um manual que diga o que devo fazer para ser aceito e receber o favor de Deus.
Isto gera arrogância ou inferioridade. 
2)  Exaustão: nunca haverá suficiência para meu trabalho na tentativa de alcançar o favor divino.
Tendo isto em mente...
Quando vemos a oração que Jesus nos ensinou, percebemos a estreita relação que existe entre o perdão que dou ao meu irmão e o perdão que recebo de Deus. Mas se olharmos só este texto somos tentados a pensar que nós damos o primeiro passo para receber o perdão de Deus quando perdoo o meu próximo.
Mas a verdade é que Deus foi quem deu o primeiro passo até nós, nós estávamos mortos e só podemos perdoar hoje, porque fomos perdoados por Deus e vivemos com ele.
Precisamos viver um evangelho de vida e poder e não de palavras apenas. Jesus viveu o que pregou e também precisamos agir assim. Jesus pronuncia sete palavras na cruz e, segundo a tradição, a primeira delas é “Pai, Perdoa-os”.
“O perdão é algo que Deus inventou para possibilitar a continuidade do relacionamento entre as pessoas que contrariam dívidas impagáveis umas para com as outras. Deus escolheu nos tratar oferecendo seu perdão, dizendo: ‘Eu sei que a sua dívida comigo é impagável, mas eu prefiro sofrer este dano a perder você’. A experiência do perdão é esta: Nós acolhemos o prejuízo porque não queremos perder as pessoas”. Pr. Ed René Kivitz
Assim,
1)  O (não)perdão a quem me deve demonstra uma arrogância e uma não compreensão da nossa condição de devedores diante de Deus.  “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos (charizomai) uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou (charizomai)”.Ef 4.32 
2)  O perdão (aphiemi) é deixar o outro ir, deixar de lado uma dívida, partir deixando algo para trás; partir de modo que o que é deixado para trás possa ficar. “Perdão é pra quem não tem desculpa”. Pr. Ariovaldo Ramos 
3)  O perdão ao próximo é a oportunidade de semearmos as sementes divinas: Amor, graça e perdão.
Quais sementes você tem semeado em sua vida? Muitas pessoas preferem semear ódio, mentira, arrogância, ira, rebeldia, raiva, rancor, maldição, etc. Prefira semear o amor, a graça e o perdão. No ano de 2014 Deus me deu a oportunidade de ir para Europa, fui para a Suíça e França. Sabe algo que me chamou muito a atenção: como as casas eram floridas! E ficava pensando: Meu Deus, porque no Brasil as casas e as ruas não são tão floridas? O Espírito Santo me respondeu com uma pergunta: “quantas flores você já plantou?”. Muitas pessoas ficam pensando: Por que minha vida não é mais florida? Mas veja bem o que você tem semeado nela. Se quer ter mais paz em sua vida, libere mais perdão para quem te feriu.
Que Deus nos abençoe e nos capacite a perdoar assim como ele já nos perdoou!
Que Deus nos abençoe!
De seu amigo e pastor,
Hugo G. Freitas

--------------------------------------------------
Perguntas para compartilhar a vida:
1)  Você já teve uma experiência de ser perdoado? Como foi?
2)  Você já teve uma experiência de perdoar alguém? Como foi?
3)  Você é alguém que luta para merecer algo e às vezes tem dificuldade em receber presentes de graça? Como fazer para receber a graça de Deus?
4)  Perdoar é escolher o prejuízo para não perder as pessoas. Existe alguém que te prejudicou recentemente que você entende que precise perdoar?
5)  Se queremos viver em um mundo florido, temos que plantar flores! O que você mais tem plantado em sua vida são as sementes divinas do Amor, da Graça e do Perdão?

Comentários

Postagens mais visitadas