A VERDADE COMO CINTURÃO



SÉRIE:  A BATALHA DA VIDA

 #2: A Verdade como um cinturão
Ef 6.10-20
“Usem a verdade como cinturão.” NTLH
Você já deve ter ouvido histórias de pessoas que compraram um carro, ou uma casa, ou um móvel que parecia muito novo, mas que estava apenas “maquiado” e depois de algum tempo viram começar a aparecer ferrugem, mofo, partes podres em lugares que antes estavam tão lindos.
A bíblia usa a imagem de um guerreiro e sua armadura para nos ensinar como sermos vencedores em Deus, vitoriosos em Cristo, tomando posse das promessas que Jesus tem para nós e permanecermos inabaláveis mesmo no dia mau. E o primeiro item desta armadura é a verdade que devemos nos cercar dela, como um cinto que colocamos ao nosso redor.
A verdade na bíblia é algo tão precioso que Jesus, em Jo 14.6, se diz ser a própria verdade. Depois em Jo 17.17, ele diz que a Palavra de Deus é a verdade. Mas não há contradição porque Jesus é o verbo, a palavra de Deus, que se fez carne. E, como sabemos, o diabo, nosso adversário, é o pai da mentira. Assim, se queremos agradar a Deus e a Cristo é preciso abandonar toda mentira e andar em verdade.
Ef 4.25. Deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.
Você está edificando a tua vida sobre a verdade ou sobre a mentira? Os fundamentos da tua vida são verdadeiros? A imagem que você passa para as pessoas, o sorriso que você demonstra aqui na igreja é verdadeiro? Jesus, em Ap 3.1 diz à igreja de Sardes: “Conheço as tuas obras, que tens aparência de que vives, mas estás morto”.
Mas como viver uma vida verdadeira?
1.    Não viva nas sombras. Cuidado com o oculto.
João 3.21. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus. 
Efésios 5.8. pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz.
Os seguidores do diabo, os satanistas são também conhecidos como ocultistas, pessoas que mergulham no ocultismo, nas trevas, em busca de poder e para saciar algum vazio existente dentro de si. Mas o fato é que o nosso inimigo anda nas trevas, no oculto. E por outro lado 1Jo 1.5 diz que “Deus é luz, e não há nele treva nenhuma”.
Assim, para viver uma vida verdadeira, o primeiro passo é trazer as coisas encobertas para a luz! Sentimentos, problemas, vícios, desejos, tentações e pecados quando são expostos, quando vêm à tona, à luz, saem do domínio do diabo!
É importante trazer nossa vida à luz diante de um discipulador. Tg 5.16  “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados”.
Veja o caso da mulher com o fluxo de sangue em Mc 5.33. Então a mulher, atemorizada e trêmula, cônscia do que nela se havia operado, veio e prostrou-se diante dele, e declarou-lhe toda a verdade.
Precisamos declarar toda a verdade! Como aquele rapaz que foi se confessar ao seu discipulador e disse: irmão eu roubei uma corda! Mas não contou que na outra ponta da corda tinha um cavalo.
1Co 13.6 diz que o amor se alegra com a verdade. Muitas vezes não vivemos a verdade porque não nos alegramos com ela, por que não amamos. Mas temos medo, temos vergonha, temos nojo, e acabamos preferindo ficar na mentira. 
2.    Conheça a Verdade.
Jo 8.32. e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Jo 14.17. a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.
Como já vimos, Jesus é a verdade e deseja morar dentro de nós pelo Espírito da verdade. Precisamos buscar desesperadamente conhecer a Jesus!
3.    Viva em constante adoração
Jo 4.23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
Uma vida de adoração jamais será mentirosa porque com a mentira não é possível obedecer à palavra de Deus 1Co 10.31 “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”.
Deus não procura adoração porque toda a criação já adora ao Criador, mas Ele procura adoradores.
4.    Persevere na verdade
Gl 5.7. Corríeis bem; quem vos impediu de obedecer à verdade?
Você também deve conhecer alguém que estava caminhando bem no caminho do Senhor, que estava correndo bem, mas começou a desviar seu olhar, perdeu o foco, parece que algo impediu de continuar a obedecer. É preciso foco e perseverança em obedecer à verdade!
Hb 10.39 “Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.” NVI
Que Deus nos abençoe!
De seu amigo e pastor,

Hugo G. Freitas

Comentários

Postagens mais visitadas