PRESENTES DE NATAL



Presentes de Natal
Mateus 2.1-12
Algumas coisas a gente não aprende com os erros. Eu mesmo quando criança tive a experiência de ganhar o presente de natal antecipado e ouvi minha mãe dizer: “Este já é teu presente de natal, ok?”. Mas quando chegava no dia do natal e via todos ganhando presentes, eu também queria o meu e perguntava: e o meu presente, onde está? Atenção com as crianças, se for dar um presente de Natal, espere até o dia do natal porque senão isto pode te custar um presente a mais ou uma grande dor de cabeça de choro e reclamações. Mas o fato é que Natal é tempo de dar e receber presentes.
No texto que lemos vemos alguns personagens. Um deles é Herodes, o Grande, que fundou a dinastia herodiana que governou Israel por cerca de 100 anos, os romanos o chamaram de rei dos judeus. Foi um homem cruel, bárbaro e sanguinário. Exterminou todos os seus rivais ao trono, incluindo homens da família de sua esposa, que era a família de quem tomou o poder, e até alguns de seus 15 filhos. Ele mesmo era estrangeiro, idumeu, e era visto por alguns como ilegítimo ao trono de Davi, mas fora colocado ali pelo império romano. Reconstruiu e ampliou o 2º templo reformado por Neemias, uma de suas grandes obras, e dizem que a ampliação do templo foi para ter o perdão de suas crueldades e também para ganhar o favor do povo. Mas então se vê terrivelmente ameaçado por Jesus que nasce em Belém, na cidade de Davi, e é descendente do grande rei Davi, logo, possível herdeiro ao trono.
Outros personagens são os Magos, que eram tanto cientistas e sábios quanto mágicos mesmo, misturavam ciência com magia e feitiçaria, provavelmente vieram da Pérsia ou da Babilônia. Os pais da igreja comentaram que este episódio representa a ciência e a magia se curvando diante de Cristo.
Então diante deste encontro entre magos e um rei cruel me veio uma pergunta: Por que Herodes não foi ele mesmo até Jesus?
Herodes tinha informação, mas não a visão da estrela. A estrela é vista pela fé daqueles que buscam e querem se render ao rei Jesus. Os magos do oriente eram homens místicos e ligados em questões espirituais que receberam um sinal do céu para encontrarem Jesus. Muitas pessoas conhecem a história do Natal e até se lembram que tem algo de religioso nesta festa, mas não conseguem ver a estrela. Os olhos da fé estão fechados. Até sabem onde encontramos Jesus, mas são incapazes de buscá-lo por si mesmos e sempre pedem para outras pessoas levarem Jesus para elas. A relação entre Herodes e os magos mostra que Jesus que é rejeitado pelas autoridades de seu povo, é adorado pelas nações pagãs.
Muitas pessoas que não possuem nenhuma tradição cristã ou que estão perdidas e longe de Deus neste momento, podem encontrar Jesus primeiro que muitos religiosos. O próprio Jesus diz em Mt 21.31b: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: os cobradores de impostos e as prostitutas estão entrando no Reino de Deus antes de vocês. 
E por que os magos viram a estrela?
Gostamos de receber presentes, especialmente presentes de Deus, mas os magos nos ensinam sobre dar presentes. Quando presenteamos estamos dando do que está em nosso coração para a outra pessoa. Então, vejamos o que tinha no coração dos magos e o que podemos aprender com eles para também presentearmos Jesus neste Natal.:
1.  Ouro: realeza
O primeiro reconhecimento dos magos diante de Jesus é que ele era rei. Desde sempre o ouro é sinônimo de nobreza e os reis se cobrem de ouro em seu cetro, trono, coroa, etc. Mas este reconhecimento é muito profundo porque uma profunda experiência com Jesus, passa pelo fato de reconhecermos que ele é rei. Não que o que pensamos de Jesus irá mudar quem ele é, mas fará toda a diferença para nós. Muitos que buscam a Jesus estão como Herodes com medo de perder o trono de suas vidas e são capazes de coisas terríveis para não perderem o trono. Os magos nos ensinam a sair do trono e deixar Jesus reinar em nosso coração. Deixe Jesus reinar em tua vida. Dê de presente a Jesus neste natal o trono da tua vida.
2.  Incenso: divindade
O incenso está muito relacionado a questões espirituais. Desde o deserto Deus já falava da importância do incenso dentro do templo. Ap 5.8 diz o incenso são as nossas orações porque enquanto se queima o incenso a fumaça sobe e alcança os céus como nossas orações. Ou seja, Jesus é o único digno de receber nosso incenso, nossas orações. Jesus não foi apenas um grande profeta, um grande sábio, um espírito muito evoluído ou grande mestre, ele é Deus! Dê de presente de natal a Jesus a tua alma e o teu espírito.
3.  Mirra: sacrifício
O termo mirra aparece mais 2 vezes nos evangelhos após esta citação, ambas relacionadas à morte de Jesus: 1. Em Mc 15.23 quando Jesus estava na cruz e deram para ele beber vinho com mirra; 2. Em Jo 19.39 quando Nicodemos levou um composto de mirra e aloés para preparar o corpo de Jesus para o túmulo.
Entregar a mirra a Jesus é reconhecer, receber e agradecer pelo sacrifício que ele fez por nós na cruz. Muitas pessoas vivem desconsiderando o que Jesus sofreu por tanto nos amar.
Mas também é estar disposto a se sacrificar em reposta a este amor. Existem coisas em nossa vida que não precisam ser ressuscitadas, precisamos derramar mirra sobre elas porque estamos sacrificando por amor a Cristo.
Como está o teu coração hoje? O que você trará de presente para Jesus? Ele já nos deu o maior presente que poderíamos receber, a salvação por meio do seu amor. Você pode ver a estrela que aponta para Cristo? Com o coração que presenteia Jesus com ouro, incenso e mirra não dúvidas que Deus se revelará ainda mais a você.
Que Deus nos abençoe e que neste natal não apenas recebamos os presentes de Deus, mas possamos também ofertar a ele o que temos de melhor em nosso coração.
De seu amigo e pastor,
Hugo G. Freitas

Comentários

Postagens mais visitadas