CORAGEM PARA A COLHEITA



Coragem para a Colheita
João 4.31-38
Meu pai tem um coqueiro em seu quintal e nestas férias fui com meu irmão colher cocos. Subimos em uma escada bem alta, os cachos de coco estavam a uma altura de 6 metros do chão, primeiro tiramos alguns galhos que estavam à nossa frente e, então, começamos a cortar os caules que seguravam firmemente os frutos. Colhemos cerca de 100 cocos, mas o trabalho foi tão exaustivo que comecei a achar bem barato o coco gelado a R$5,00. Mas Deus falou comigo após esta experiência de colheita dos cocos. Ele me ensinou que é preciso ter coragem para a colheita. Eu creio que 2019 será um ano de colheita abundante para nossas vidas, nossas famílias, para nossa cidade, para São Paulo e para o Brasil. Mas quantos, de fato, terão coragem para a colheita?
No texto bíblico lido, Jesus está ensinando seus discípulos sobre uma colheita especial do Reino de Deus, uma colheita espiritual com frutos espirituais e eternos. E Jesus começa dizendo que a sua comida, o seu sustento consiste em fazer a vontade de Deus. Infelizmente, algumas pessoas ainda não entenderam que somente serão satisfeitas, plenas e felizes de verdade quando começarem a cumprir o propósito que Deus tem para suas vidas.
Então, Jesus diz que os campos já estão prontos para colheita. Os frutos estão prontos para serem colhidos e as pessoas que colhem estes frutos recebem desde já a recompensa, mas também junta um tesouro no céu. Os frutos são as pessoas que estão prontas para conhecerem Jesus. Pessoas que estão prontas para serem colhidas para o Reino de Deus. Frutos preciosos, mas que o inimigo deseja que apodreçam no pé ou que caiam de tão maduros e se explodam no chão. Quando colhemos estes frutos e ganhamos vidas para Jesus, ganhamos recompensas já neste mundo, mas também juntamos tesouros no céu e alegramos a Jesus, que semeou sua vida no mundo e nos permitiu esta colheita.
Gostaria, então, de destacar 4 atitudes que precisamos ter para a colheita que além dos frutos de outras vidas, podem ser aplicadas para outros frutos de nossa vida:
1.  Tenha os frutos sempre em mente.
O que me ajudava a ficar no alto daquele coqueiro com um sol de 40º na testa, era a visão do fruto, da água de coco gelada que eu beberia ao descer dali e durante toda aquela semana.
Em Nm 13 a bíblia conta a história de 12 homens que foram enviados por Moisés para espiarem a terra que Deus estava dando ao povo. Foram os 12 homens, 1 de cada tribo de Israel, e viram que era uma terra habitada por gigantes e trouxeram até os frutos da terra para mostrarem ao povo: 1 cacho de uva que precisou ser carregado por 2 homens. Então voltaram Josué, Calebe e mais 10 homens. Sabe por que nós nos lembramos dos nomes apenas de Josué e Calebe? Porque foram os únicos que motivaram o povo a persistirem a entrar na terra, os outros 10 ficaram com medo. Os 2 olharam para os frutos, os outros 10 olharam para os gigantes.
Pra onde você tem olhado? Para os frutos ou para as dificuldades da colheita? Enquanto você ficar olhando apenas as dificuldades, você nunca irá saborear os frutos da tua colheita.
2.  Tenha coragem para enfrentar as altitudes.
Como eu disse, os cocos estavam a uma altura de 6 metros e eu com estes 88Kg subi em uma escada de alumínio com uma faca de serra e um facão, a escada as vezes bambeava, os cocos não queriam sair, era o desafio da colheita em tamanha altitude.
Is 55.9 assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos”. Se os caminhos de Deus e os pensamentos de Deus são mais altos do que os nossos, precisamos nos acostumar com a altitude, porque é pra lá que Deus deseja nos levar. Se neste início de ano você está sentindo sob muita pressão é porque demora-se a se acostumar com uma nova altitude. Deus quer te levar a lugares altos, mas nestes lugares o ar é rarefeito e quando chegamos nestes lugares nos sentimos pressionados, exaustos e amedrontados, mas tenha coragem porque os melhores frutos estão nos galhos mais altos.
3.  Proteja-se dos espinhos.
Eu nuca imaginei que as folhas e os galhos de um coqueiro poderiam me cortar tanto. Após acabar a colheita e limpeza do coqueiro, meus braços estavam cheios de arranhões, eu deveria ter ido com uma camisa de manga longa.
Jesus nos advertiu em Jo 16.33b: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.
Sempre haverá resistência para a tua colheita, então proteja-se dos espinhos.
4.  Persevere.
Sl 126.6: Quem caminha e semeia mesmo chorando, volta alegre com os frutos.
Você não é um fracasso até que desista. Muitos frutos virão com a perseverança. Os que desistem da colheita não colherão seus melhores frutos porque o nosso melhor está por vir, nossos melhores anos ainda estão por vir porque eu creio na Bíblia e ela diz em 1 Co 2.9 queNem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. Então persevere na colheita e não desista!
Quando acaba a gasolina de um carro, você não o abandona e compra outro, mas vai até um posto completa seu tanque ou quando a bateria de um celular descarrega você simplesmente a recarrega na tomada, não precisa jogar o celular fora por isso. Assim também é com teu casamento, com tua célula, com tua vida, com teu trabalho, com seus filhos, não os jogue fora, recarregue-se em Deus, persevere e colha os frutos que Deus tem pra tua vida.
Que os espinhos do caminho não sejam suficientes para te fazerem desanimar porque estás focado nos frutos, que tua colheita seja próspera porque estás perseverante e com coragem para andar em lugares altos!
De seu amigo e pastor,
Hugo G. Freitas

Comentários

Postagens mais visitadas