DEVOCIONAL - Evangelho de Marcos 1
#1 Marcos 1.1-8
Marcos 1:5-7 A ele vinha toda a região da Judéia e todo o povo de Jerusalém. Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.
João vestia roupas feitas de pêlos de camelo, usava um cinto de couro e comia gafanhotos e mel silvestre.
E esta era a sua mensagem: "Depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias.
Muito aprendo com a humildade de João. Ele estava famoso, vinham a ele pessoas importantes da capital Jerusalém, para ouvi-lo, além de toda a região da Judeia, mas a sua mensagem não era sobre si mesmo, não era de autopromoção, pelo contrário, ele se diminuía para evidenciar ainda mais a Cristo. Que aprendamos com João Batista, não importa quantas pessoas estivermos alcançando, o foco é sempre apontar pra Cristo e para o que Ele pode fazer! Nós passamos, mas Cristo permanece para sempre!
#2Marcos 1.9-13
Marcos 1.10 Assim que saiu da água, Jesus viu os céus se abrindo, e o Espírito descendo como pomba sobre ele.
Algumas visões e experiências espirituais que temos não são para todos, são só para nós. O texto diz que apenas Jesus viu os céus se abrindo e o Espírito descendo como pomba sobre ele. Muitas coisas que Deus nos mostra é a confirmação do seu chamado a nós mesmos e estas experiências servirão como motivadoras em momentos em que estivermos fracos ou desanimados. Outras pessoas podem não entender, podem até duvidar, mas nós sabemos o que vimos e ouvimos do Pai e isto nos basta. A voz que vem depois pode ter sido ouvida por todos, então, não se preocupe, haverá outras confirmações para as pessoas ao nosso redor.
#3 Marcos 1.14-20
Marcos 1.18 E, deixando logo as suas redes, o seguiram.
20 E logo os chamou. E eles, deixando o seu pai Zebedeu no barco com os jornaleiros, foram após ele.
As duas primeiras duplas de discípulos que Jesus chamou, Simão e André e Tiago e João, precisaram largar o que estavam fazendo para segui-lo. Os primeiros deixaram suas redes e os próximos deixaram seu pai no barco. Talvez você já tenha deixado algumas coisas, mas não dá para seguir a Jesus e levar a mesma vida de sempre. O que você precisa deixar HOJE para seguir a Jesus?
#4 Marcos 1.21-28
Marcos 1.21-22 Depois, entraram em Cafarnaum, e, logo no sábado, foi ele ensinar na sinagoga.
Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.
Jesus era um homem de seu povo que viveu intensamente a vida comum da sociedade de sua época e somente por isso foi capaz de se comunicar com as pessoas de seu tempo. Ao entrar na sinagoga em um sábado fez o que os judeus faziam rotineiramente e ao começar a ensinar fez o que um rabino estava acostumado a fazer. Mas a diferença de Jesus não estava em não se relacionar com sua cultura, mas com a forma com que passou a viver sua vida em sua cultura. Ele não ensinava como os outros, Jesus tinha autoridade. Assim também nós, não devemos sair do mundo, mas viver a rotina de nosso tempo de tal maneira que tenhamos acesso ao coração das pessoas porque vivemos e ensinamos com autoridade.
#5 Marcos 1.29-34
Marcos 1:31 Então ele se aproximou dela, tomou-a pela mão e ajudou-a a levantar-se. A febre a deixou, e ela começou a servi-los.
Essa mulher sem nome tem uma convicção de chamado tremendo. Ela sabia que foi chamada para servir, mas havia algo em sua vida que a impedia de servir, uma doença, uma febre. Mas Jesus ao cura-la abre o seu caminho para o cumprimento de seu propósito. Ela se levanta e começa a servir.
Qual é o teu chamado e qual é a tua febre que está te impedindo de cumpri-lo?
#6 Marcos 1.35-39
Marcos 1:36-37 Procuravam-no diligentemente Simão e os que com ele estavam.
Tendo-o encontrado, lhe disseram: Todos te buscam.
Que rico destaque sobre a vida devocional de Jesus, acordou antes do sol nascer para já estar em oração com o Pai, uma valiosa disciplina espiritual. Mas destaco a busca dos discípulos por Jesus, eles dizem: "todos te buscam", mas veja que somente eles o encontraram porque o buscaram diligentemente. Muitos estão buscando a Jesus neste tempo, mas nem todos o acharão porque não o buscam diligentemente. Mas os discípulos o encontram. Busque a Jesus até encontra-lo e receber a nova direção de Deus para sua vida! Não desanime! BUSQUE!
#7 Marcos 1.40-45
Marcos 1.45 Mas, tendo ele saído, começou a apregoar muitas coisas, e a divulgar o que acontecera; de sorte que Jesus já não podia entrar publicamente na cidade, mas conservava-se fora em lugares desertos; e de todas as partes iam ter com ele.
Aquele homem que era um leproso, impuro, excluído e desprezado agora é um grande missionário, anunciador do poder de Jesus. E de tal maneira anunciava a Cristo que Jesus já não podia mais entrar na cidade sem ser tomado por uma multidão.
Nosso chamado também passa por levar as pessoas a Cristo, por compartilhar com elas o que Jesus fez por nós e pode fazer por elas.
Comentários
Postar um comentário