O NOVO HOMEM PEDRO




O Novo Homem Pedro
At 12.1-12

1 Por aquele tempo, mandou o rei Herodes prender alguns da igreja para os maltratar,
 2 fazendo passar a fio de espada a Tiago, irmão de João.
 3 Vendo ser isto agradável aos judeus, prosseguiu, prendendo também a Pedro. E eram os dias dos pães asmos.
 4 Tendo-o feito prender, lançou-o no cárcere, entregando-o a quatro escoltas de quatro soldados cada uma, para o guardarem, tencionando apresentá-lo ao povo depois da Páscoa.
 5 Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.
 6 Quando Herodes estava para apresentá-lo, naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias, e sentinelas à porta guardavam o cárcere.
 7 Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos. 
8 Disse-lhe o anjo: Cinge-te e calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Põe a capa e segue-me.
 9 Então, saindo, o seguia, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; parecia-lhe, antes, uma visão.
10 Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se lhes abriu automaticamente; e, saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se apartou dele.
 11 Então, Pedro, caindo em si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo judaico.
 12 Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam.

Creio verdadeiramente que o maior poder da Igreja está em apresentar a nova vida em Cristo às pessoas. Mostrar que o poder de Deus pode agir de modo a transformar o coração humano.
O Pr. Bill Hybels conta como o Espírito Santo lhe convenceu de que a Igreja é a única esperança do mundo. Ele viu no aeroporto dois irmãos, crianças, brigando a ponto de arrancarem sangue um do outro. Então, Deus perguntou a ele: “Qual será o futuro desta criança com tanto ódio no coração? A faculdade ou o emprego dela irá transformá-la? Algum plano do governo irá mudar seu coração?” E ele chegou a seguinte conclusão: Somente Deus poderia mudar o coração daquela criança, e a Igreja, sendo o corpo de Cristo na terra, é a única esperança para o ser humano.
No texto bíblico em destaque, um ano após a morte de Jesus, o rei Herodes, para agradar aos judeus, começou a perseguir alguns líderes da igreja e chegou a matar Tiago irmão de João. Logo depois Pedro é aprisionado e sua execução serviria de espetáculo para o povo no dia seguinte. Herodes Agripa tinha uma política de conciliar a maioria até porque o império romano não aceitava rebeliões e poderia retirar Herodes do poder.
Mas o que quero destacar hoje é como Pedro lida com toda esta tensão e eminente morte, como Pedro demonstra ser um novo homem.
Em um dos últimos encontros com Jesus aqui na Terra, Pedro recebeu o ministério de apascentar as ovelhas de Cristo e isto ele o fez com grande valor.
Vejamos o que podemos aprender com este novo homem, para isto escolhi uma situação limite de sua vida de prisão e quase morte.
1)  Pedro não se envergonhou de Jesus mesmo que a prisão, e até a morte, o estivesse esperando.
Me lembro quando era criança, em um culto o pastor havia desafiado a igreja a compartilhar de nossa fé com alguém. Eu devia ter aproximadamente 7 anos. Quando cheguei na escola, peguei um folhetinho que minha mãe tinha, na hora do recreio esperei todos saírem da sala e fui até a professora, entreguei o folhetinho e disse: “Minha mãe pediu pra eu te entregar, Jesus te ama”. E saí correndo da sala. Nossa, meu coração parecia que ia disparar, que medo!
Penso que, por ser a minha primeira experiência evangelística, eu não me saí tão mal. Mas quantas vezes ficamos envergonhados em compartilhar o evangelho de Jesus. Mas o próprio Senhor nos diz:
Mt 10.32-33  Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus;  33 mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.
Podemos imaginar os sentimentos que poderíamos ter se fôssemos levados para uma prisão, o medo, a vergonha. Mas o mais triste é que muitas vezes deixamos de falar de Jesus por muito menos.
Veja como Pedro se torna ousado pelo Espírito Santo e aquele que se envergonhou diante de pessoas humildes e simples na rua, agora declara às autoridades judaicas abertamente sua fé em Jesus.
At 4.8-12  Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e anciãos,  9 visto que hoje somos interrogados a propósito do benefício feito a um homem enfermo e do modo por que foi curado,  10 tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós.  11 Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular.  12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
Ouvindo este discurso de Pedro, fica claro a mudança que houve em seu coração. Um homem que antes negou a Jesus diante de humildes homens e mulheres na rua, agora aparece declarando sua fé diante dos poderosos de sua época.
Não se envergonhe de Cristo porque foi ele quem te deu a vida. Ele é a fonte de toda salvação para todo ser humano. O teu testemunho do que Deus faz em tua vida é a maior pregação que o mundo ouvirá.
2)    Pedro estava decidido a não cair no mesmo erro, disposto a pagar com a própria vida, mas não cairia no mesmo erro de negar a Jesus.
Piada da loira: A loira vinha andando pela calçada e caiu numa casca de banana e quebrou o braço, ficou no hospital com toda aquela dor. Depois que sarou, voltando a passar pelo lugar onde caiu, viu outra casca de banana e já disse: Ah não, lá vou eu cair outra vez!
Penso que uma das coisas que mais nos desanimam na caminhada de fé é enfrentar os mesmos gigantes diariamente. Negar às mesmas tentações todos os dias, isso requer de nós uma intenção de propósito muito firme. Uma consciência de que o pecado me levará à morte se eu continuar cedendo.
É difícil porque resistimos a tentações o tempo todo, mas o diabo continua nos tentando em nossa fraqueza pessoal.
A forma de vencer esta tentação e este pecado é com uma postura radical. O alcoólatra não pode nem pisar em um bar para comprar uma coca-cola; o adúltero não pode sair sozinho a noite; o viciado em pornografia não pode ficar sozinho com o celular ou o computador; assim também o mentiroso, o fofoqueiro, o ganancioso, etc. Mas todos nós precisamos de pessoas em quem confiamos para nos abrir para sermos curados. Veja o que a Bíblia nos diz em Tg 5.16  “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”.
3)    Pedro estava bem ligado ao corpo de Cristo, aos seus irmãos, à igreja.
No v.5 vemos que Pedro estava tão ligado à igreja que havia oração incessante em favor dele. A igreja não parava de orar por Pedro.
Este novo homem não andava sozinho como no dia em que negou a Cristo. Andava guardado pelas orações dos santos da igreja.
Muitas vezes pensamos que podemos servir a Deus de nossa casa sem precisarmos estar em comunhão com nossos irmãos na igreja. Igreja é vida, igreja nos alimenta, nos revigora.
Você faz parte de uma família de fé em quem você confia que ora por você quando as coisas ficam difíceis?
4)    Pedro aprendeu a esperar no Senhor.
Tenho certeza que o velho Pedro já estaria rolando no chão com os soldados de tanto brigar. Ele estaria resistindo de todas as formas sua detenção. Lembro-me quando Jesus foi para ser preso e Pedro sacou uma espada e cortou a orelha do soldado.
Agora este homem aparece dormindo preso a dois soldados e haviam um total de 16 soldados para guardarem a Pedro. Mas este novo homem soube esperar no Senhor e confiar no poder da oração.
Um novo homem, uma nova mulher, renascido pelo Espírito Santo, sabe esperar no Senhor, este não era mais o velho e apressado Pedro. Se Pedro tentasse resolver tudo na força de seu braço talvez ele teria morrido naquela prisão e sua história teria sido bem diferente.
Mas eu quero te apresentar o Deus, o Cristo, em quem Pedro esperava e que é poderoso para quebrar as cadeias que te prendem e abrir as portas de suas prisões interiores.
O Senhor agiu de forma tão maravilhosa na vida de Pedro que ele pensou que estivesse sonhando (v.9). Quando esperamos em Deus, Ele vem ao nosso encontro e nos salva.
Venha ser uma nova criatura através de Jesus Cristo. Seja livre das tuas cadeias e viva a liberdade que Cristo nos propõe. Venha ser parte de nossa família na fé em Deus e pare de cair sempre nos mesmos erros.
Que Deus nos abençoe.
Em Cristo para Servir,

Hugo G. Freitas
Pastor


Comentários

Postagens mais visitadas