O VELHO PEDRO: SENHOR DE SI


  


O velho Pedro: senhor de si
Mt 26.31-35

31 Então, Jesus lhes disse: Esta noite, todos vós vos escandalizareis comigo; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas.
32 Mas, depois da minha ressurreição, irei adiante de vós para a Galiléia.
33 Disse-lhe Pedro: Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim.
34 Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes.
35 Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.
Certa vez um senhor já aposentado, morava em um sítio, e desejou comprar uma caminhonete nova. Então pegou o carrinho velho que ele tinha e foi até à cidade vizinha que era maior em uma concessionária para trocar por uma caminhonete 0Km. Chegando lá escolheu uma linda Hilux. Pagou à vista em dinheiro e já queria voltar pra casa com o carro novo. Esperou até que toda documentação fosse providenciada e já estava louco pra voltar pra casa. Quando ia saindo, o vendedor falou: “mas o sr não vai fazer seguro?”. E ele perguntou: “mas quanto é?”. “Vamos fazer os cálculos, fica em R$ 3.000,00”, respondeu o vendedor. O sr preferiu não fazer porque não tinha mais dinheiro e queria muito voltar com o carrão novo, não era longe o trajeto e depois voltava para fazer o seguro. O vendedor insistiu que ele voltasse depois e só saísse com o carro depois do seguro, mas o velho não deu ouvidos. Pegou o carro e foi dirigindo com todo cuidado “na ponta dos dedos” e chegando na cidade onde morava já foi relaxando um pouco, mas seguia ainda com muita atenção e excitação pelo carro novo. Até que em um cruzamento, no meio do milharal, veio da direita um caminhão de leite a toda velocidade e acertou em cheio a lateral da Hilux recém tirada da concessionária.
O motorista do caminhão de leite desceu em toda paz: “Uai moço eu não vi o sinhô não, me descurpa”. O sr da Hilux desceu irado, quase a ponto de enforcar o outro.
O homem disse: “o sr está muito nervoso, senta aqui, vamos conversar um pouco, eu tenho aqui uma garrafa de pinga, bebe um copinho, ajuda a acalmar”. O sr muito bravo respondeu que não bebia e não querida, mas o homem insistiu e já foi servindo até que o velho pegou e bebeu. O homem foi conversando e acalmando o velho, e foi servindo mais uma, duas, três doses da pinga, até que o sr levantou e disse: “agora chega, quero saber como que a gente vai resolver e você pagar o estrago que fez no meu carro”.
Nisto o homem respondeu “Olha moço, eu faço questão de chamar a polícia aqui pra fazer um teste de bafômetro em nóis e ver quem tá errado, porque eu acho um absurdo um sinhô na sua idade ficar dirigindo bêbado pelas ruas aí, é um perigo pra nóis e pro sinhô mesmo”.
Vemos no texto que lemos Jesus dizendo aos seus apóstolos que estava para ser “ferido” e que isto abalaria a vida deles. Jesus, sendo Deus, sabia de tudo que estava para vir. Então Pedro, tomando à frente, disse que iria até à morte com Cristo.
Neste cenário constatamos 4 atitudes de Pedro que nos ensinam muito sobre nossa própria vida com Deus.

1)    Pedro se sentiu pronto.
No texto paralelo de Lc 22.33 Pedro chega a dizer: “Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte”. Mas veja o que o apóstolo Paulo no orienta em I Co 10.12 “Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia”.
Eva se sentiu pronta no jardim e comeu o fruto proibido por Deus.
Davi se sentiu pronto no palácio e cobiçou e adulterou com uma mulher casada e depois assassinou seu esposo.
Jesus, sendo Deus, sempre buscava a presença do Pai para não cair em pecado pela sua condição humana.

2)    Pedro se sentiu superior aos outros. (v.33)
No texto paralelo de Mc 14.29 Pedro diz: “Ainda que todos se escandalizem, eu, jamais!”.
Quão perigoso é o orgulho para o Ser Humano. Cuidado! Se algum dia você olhar para alguém se sentindo superior ou melhor, olhe para Jesus e você verá novamente o quão imperfeito você é. Olhe para a cruz, veja Jesus crucificado pelos teus pecados!
A palavra de Pedro foi perigosa dizendo que os outros até poderiam cair, mas ele jamais cairia. Esta sensação de estabilidade, de já termos alcançado o ápice do conhecimento de Deus e de sua vontade para nós, a estatura de varão perfeito, é uma arma satânica para nos iludir e nos derrubar.
Precisamos nos humilhar diante de Deus. Precisamos nos lembrar que Deus é quem coloca o tesouro da sua graça dentro de nós que somos barro.
2 Co 4.7 - Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.
O que me diferencia de uma mulher que se prostitui ou de um traficante que destrói sua própria vida e a vida de outros é a graça de Deus, porque eles são seres humanos como eu e, se não fosse a graça de Deus, eu seria plenamente capaz de estar no lugar deles.

3)    Pedro ignorou completamente a palavra de Jesus. (v.35)
No texto paralelo de Mc 14.31 diz: “Mas ele insistia com mais veemência: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. Assim disseram todos”.
Jesus, depois da orgulhosa declaração de Pedro, o precaveu do que iria acontecer.
Precisamos ouvir o Jesus tem a nos dizer. E hoje ele te diz em Mt 23.12 “Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado”. Jesus precisa ser a palavra decisiva em nossa vida.
Fique atento aos conselhos de Cristo para tua vida!

4)    Pedro não entendeu os planos de Jesus aqui.
Mesmo Jesus falando anteriormente no v. 32 “Mas, depois da minha ressurreição, irei adiante de vós para a Galiléia”. 
Não duvido que Pedro realmente estava cheio de coragem quando disse que jamais negaria a Cristo. Pois ele não esperava que Jesus fosse preso, torturado e morto como foi. De fato isto o deixou chocado, escandalizado, pois pensou que tudo estava perdido. Pensou que o sonho havia virado nuvens e desaparecido. E pelo desespero de achar que Cristo havia falhado ele negou o seu Mestre.
Talvez pelas circunstâncias pareça que Cristo falhou. Talvez a realidade é de que Deus não está vendo. Talvez estejamos achando que os planos de Deus em nos dar uma vida abundante tenham fracassado. Mas na verdade o que está acontecendo é que nós, como Pedro não estamos entendendo que os Planos de Deus são maiores que os nossos. E isto nos causa pavor, escândalo.
Confie em Jesus. Ele sempre faz o melhor e os seus planos e as suas promessas nunca falham!
Que Deus nos ajude.
Em Cristo para Servir,

Hugo G. Freitas
Pastor

Comentários

Postagens mais visitadas