UMA MULHER DE FÉ


Uma Mulher de Fé
Texto-base: Mc 7.24-30 
24 Levantando-se, partiu dali para as terras de Tiro e Sidom. Tendo entrado numa casa, queria que ninguém o soubesse; no entanto, não pôde ocultar-se,  25 porque uma mulher, cuja filhinha estava possessa de espírito imundo, tendo ouvido a respeito dele, veio e prostrou-se-lhe aos pés.  26 Esta mulher era grega, de origem siro-fenícia, e rogava-lhe que expelisse de sua filha o demônio.  27 Mas Jesus lhe disse: Deixa primeiro que se fartem os filhos, porque não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.  28 Ela, porém, lhe respondeu: Sim, Senhor; mas os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças.  29 Então, lhe disse: Por causa desta palavra, podes ir; o demônio já saiu de tua filha.  30 Voltando ela para casa, achou a menina sobre a cama, pois o demônio a deixara.
Este é um dos textos bíblicos que, à primeira vista, nos causa um certo espanto. Se não considerarmos um básico conceito teológico sobre a missão de Jesus, podemos cair num erro de julgamento e interpretação acusando Jesus de ter sido insensível ou até grosseiro com uma mulher que vem clamar por auxílio por sua filhinha que estava possessa de um demônio.
O primeiro ponto que é preciso considerar é que a missão de Jesus era anunciar o Reino de Deus a Israel, ao seu povo judeu especificamente. Jesus sabia que não teria muito tempo de vida, e menos ainda de ministério, e fora preciso ser extremamente intencional, focado, em cada minuto de sua vida, para fazer os discípulos que alcançariam o mundo. Jesus sabia que não conseguiria, em três anos, ensinar ao mundo inteiro ou curar todos os enfermos do mundo, mas poderia capacitar homens e mulheres para isto.
Descubro mais uma coisa que havia em Jesus e que falta em muitos de nós: a capacidade de dizer NÃO. Por não sabermos qual o propósito de nossa vida ou por querermos agradar a todos, vamos dizendo sim a tudo e a todos e acabamos sobrecarregados, endividados, cansados, estressados e, ainda assim, sem cumprir o plano de Deus para nós.
O segundo ponto é que, como veremos mais adiante, a resposta de Jesus à mulher, embora pareça grosseira, foi, de certo modo, afetivo e carinhoso, o termo que Jesus usa em grego (kuna,rion - kynárion) representa um cachorrinho de estimação, um puppy no inglês. Este termo usado por Jesus é uma bela deixa para que a mulher pudesse perseverar em seu propósito.
Podemos, então, aprender alguns belo princípios com esta mulher da qual não sabemos seu nome, mas apenas sua origem siro-fenícia.
1.    Podemos clamar pela libertação das pessoas que amamos. 
Precisamos ser a voz de nossas crianças diante de Jesus ou é possível que estejamos vendo o sofrimento de muitas pessoas à nossa volta, e não tenhamos muito o que fazer. Você já pensou em apresentar esta pessoa a Jesus? Antes de apresentar Jesus às pessoas, apresente as pessoas a Jesus em oração.
2.    A premissa para que o milagre aconteça é ter um problema.
Aquela mulher tinha um problema, mas se temos um problema já somos aptos para recebermos um milagre. 
A questão é que nossos problemas podem ser oportunidades para nos aproximarmos de Jesus ou nos afastarmos dele. O que temos escolhido? 
3.    Pode ser que recebamos respostas negativas de Deus, mas pode ser apenas um teste para nossa fé.
Não pense que porque você está pedindo com muita vontade Deus irá responder da forma como você quer, na hora que você quer e a resposta que você quer. Mas A resposta de Jesus a você sempre será uma palavra de amor. E porque ele nos ama, ele nos diz ou não ou sim ou espere.
o   A tua reação à resposta de Deus pode ditar como o agir de Deus continuará em tua vida. 
Se aquela mulher tivesse desanimado ou desistido de ver sua filha liberta, ela não teria recebido a sua bênção. Não sei quantos nãos você já levou, mas aprendo com esta mulher que posso insistir diante de respostas, aparentemente, negativas.
Jesus não disse NÃO àquela mulher, ele disse que “Deixa primeiro que se fartem os filhos”, mas pela forma como ela reagiu com fé, recebeu a libertação de sua filhinha. Muitas pessoas estão deixando de receber o melhor de Deus por causa de suas palavras.
Qual tem sido o teu argumento para pedir algo a Deus? Aquela mulher soube argumentar. Lembre-se que o próprio Senhor disse: Tg 4.3 “pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres”.
4.    Alguém contou àquela mulher sobre Jesus (v.25 - ouvindo falar dele).
Possivelmente você veio até Jesus porque alguém contou pra você dele. Como você tem passado a mensagem de Jesus às pessoas? Elas sentem vontade de procurar Jesus depois que falam com você?  As tuas postagens nas redes sociais atraem as pessoas a Jesus ou as afastam dele?
5.    Pela fé que temos no poder de Jesus podemos receber HOJE a libertação de que precisamos.
Se Jesus te dissesse hoje como disse a muitas pessoas com quem se encontrou: Seja conforme a tua fé! Você sairia com a bênção que você está buscando? Renove a tua esperança, renove a tua fé e as tuas forças, Deus pode mudar a realidade da tua vida HOJE.
Que Deus nos abençoe e nos fortaleça para permanecermos nAquele que nos chamou!
De seu amigo e pastor,
Hugo G. Freitas

Comentários

Postagens mais visitadas