CRIATURAS OU FILHOS DE DEUS?



Criaturas ou Filhos de Deus? As marcas de um filho de Deus
João 1.10-14
10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.  12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; 13os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. 14E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
A descoberta de uma gravidez gera os mais diferentes sentimentos e reações nas pessoas. Muitos ficam boquiabertos, emocionados, transbordante de uma alegria que não tem fim; mas outros ficam assustados, amedrontados, raivosos, irados e até tristes.
Isto me faz pensar que não é o fato em si que nos gera alegria ou tristeza, mas o que está em nosso coração com respeito ao fato. O que seria motivo de muita alegria para uns, para outros se torna um grande problema e razão de muitas tristezas.
No texto que lemos vemos um discurso sobre Jesus, o verbo, a palavra ativa de Deus, por meio de quem todo o mundo fora criado. E o texto diz que Jesus veio para o seu povo, mas não fora recebido por eles.
Então, vemos o milagre de Deus em nossas vidas, porque, ao recebermos Jesus, temos o poder de sermos feitos filhos de Deus. Gostaria, então, de compartilhar 3 marcas de um filho ou uma filha de Deus.
Assim, um filho ou uma filha de Deus é alguém que:
1.  Recebeu o SIM de Deus para o nascimento.
Posso afirmar que Deus estaria no primeiro grupo dos que recebem a notícia de que um novo filho ou uma nova filha vem ao seu encontro. O teu nascimento não pegou Deus de surpresa, Ele não se enganou ao criar você. Deus quer ser pai e te via quando você estava escondido no útero materno e já sonhava e escrevia os planos que tinha para você em toda a sua vida. Veja o Sl 139.15-16
Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo, tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia.
Mas esta é apenas a primeira marca e é importante destacar que muitas pessoas não avançam desta para a próxima. Porque cada vida sobre a face da terra possui esta bênção do SIM de Deus, seja ela crente, ateia, religiosa ou agnóstica.
Todo filho de Deus possui o SIM para a vida, mas nem todos que possuem esta marca são filhos de Deus.
O ditado popular “todo mundo é filho de Deus”, é mentiroso porque a segunda marca fala justamente deste fato.
2.  Recebeu a Jesus.
O texto é claro ao declarar que aqueles que recebem a Jesus se tornam filhos de Deus. Ou seja, não éramos filhos, mas podemos nos tornar ao nos rendermos a Cristo. Você não precisa ser órfão ou bastardo espiritualmente, mas precisa receber Jesus em tua vida. Este recebimento se dá pela fé que declara e crê na salvação que Cristo fez por nós na cruz, em sua morte e ressurreição, e nos faz abraçar esta certeza com tanta força que nada pode mais nos separar deste amor!
Veja o texto de Ef 2.13,18-19
Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Porque, por ele, temos acesso ao Pai em um Espírito. 19Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus.
3.  Recebeu Poder / Autoridade (evxousi,a - exusia). v.12 deu-lhes o poder...
Lc 10.19 - Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.
Quem é filho precisa viver como filho! Muitos filhos de Deus continuam vivendo como escravos, estrangeiros, e por isso não alcançam tudo que o Senhor preparou para suas vidas! Se temos o poder para sermos filhos de Deus é preciso usar esta autoridade em cada área de nossa vida.
Infelizmente, por não tomarmos posse desta autoridade de Deus para nossas vidas, permitimos que o mundo, a carne e o diabo não nos tratem como filhos. Em Jo 14.13 Jesus diz que tudo que pedirmos, em seu nome, nós receberíamos para que o PAI fosse glorificado. Jesus poderia ter usado a palavra Deus, mas diz pai porque quer destacar isto. Ou seja, quando começarmos a nos relacionar com Deus como pai, ou como Jesus se relacionou com Deus receberemos o que pedirmos.
Gl 4:3-8 - Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; 4vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.  6E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! 7De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus. 8Outrora, porém, não conhecendo a Deus, servíeis a deuses que, por natureza, não o são;

Você já se imaginou herdeiro de uma grande fortuna? Imagine, então, ser herdeiro de Deus. Porque somos filhos, recebemos o Espírito do Filho, o Espírito Santo e por isso não permanecemos escravos!
Lembro-me do filho pródigo em Lc 15 que, ao voltar arrependido, pensa em dizer ao pai que seria como um de seus escravos e o pai manda colocar nele uma roupa nova, sandálias nos pés e um anel em seu dedo. Este ato de pai ao filho é o que Deus faz a nós demonstrando nossa filiação plena e a entrega de todos os poderes como um filho adulto.
Não seja apenas uma criatura de Deus perdida neste mundo e escravizada pelas diversas forças contrárias a Deus. Torne-se um filho de Deus e seja herdeiro de todas as promessas dEle para tua vida.
Que Deus nos abençoe!
De seu amigo e pastor
Hugo G. Freitas

Ouça esta mensagem ou faça o download do mp3 no link abaixo. Seja abençoado e abençoe a outros, compartilhe esta mensagem!
Link: Pr Hugo Freitas - Criaturas ou filhos de Deus


Comentários

Postagens mais visitadas