9 PERGUNTAS DA CARTA A FILEMON #2



Série: 9 Perguntas da Carta a Filemom
Mensagem #2

Vamos pensar em mais 3 perguntas feitas a partir do texto bíblico de Filemom:

4. Fé e Amor estão na mesma frase quando defino minha espiritualidade?

V.5. ao ouvir falar do amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e para com todos os santos.

Fé cristã age pelo amor. Como diz Gl 5.6 Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.

Muitas vezes, falar o que não é, nos ajuda a entender o que é. Então é importante destacar que a maior marca de um cristão NÃO É:

·      Seu conhecimento bíblico ou teológico;
Os fariseus discutiam teologia o tempo todo com Jesus, mas o condenaram à morte.

·      Seus dons e ministérios;
Mt 7.21-23  21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.  22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?  23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.

·      Seu tempo de convertido.
O apóstolo Paulo nasceu no judaísmo, criado debaixo do mais rigoroso ramo religioso, mas era capaz de perseguir, prender e matar aqueles que pensavam diferente de si.

A maior marca de um cristão é o AMOR. Porque quer ser imitador de Jesus Cristo que nos amou até à morte na cruz!

Uma pessoa pode ir à igreja duas vezes por dia, participar da ceia do Senhor, orar em particular o máximo que puder, assistir a todos os cultos e ouvir muitos sermões, ler todos os livros que existem sobre Cristo. Mas ainda assim tem que nascer de novo.
John Wesley

Este novo nascimento é concebido, gerado e materializado no amor de Deus!

1Jo 4.7-8 resume bem isto:  7Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.  8 Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.

5. Qual é a relevância/ eficácia da minha fé? 

V.6. para que a comunicação da tua fé se torne eficaz,

Este ponto está intimamente ligado ao anterior porque a fé só pode ser relevante e eficaz se viver pelo amor. Vemos que pela fé de Filemom “o coração dos santos tem sido reanimado por teu intermédio” (v.7).

E a nossa fé tem gerado o quê ao nosso redor? Qual a relevância desta igreja para nosso bairro e cidade? Se perguntassem às pessoas sobre a possibilidade de fechar esta igreja e abrir um shopping no lugar, qual seria a reação delas?

Desejo ser relevante para minha geração. Que minha fé seja eficaz para tocar a vida das pessoas à minha volta.

6. Minhas relações são embasadas no poder ou no amor?

V.8-9 Por isso, mesmo tendo em Cristo plena liberdade para mandar que você cumpra o seu dever, prefiro fazer um apelo com base no amor. (NVI).

Paulo entendia sua paternidade espiritual sobre Filemom e sabia que tinha autoridade espiritual para determinar a reconciliação entre seus filhos Filemom e Onésimo, mas o apóstolo sabia que a profundidade da fé que age pelo amor é bem maior que agindo pelo poder.

Infelizmente, muitas pessoas ainda vivem buscando seus direitos e se esquecem de viver pelo amor. Maridos e esposas que exigem seus direitos matrimoniais não estão vivendo a plenitude da união que Deus desejou para eles.

Qualquer relação que se baseia no medo imposto pelo poder está a um passo da ruína. No entanto, qualquer relação baseada no amor, está intimamente ligada à eternidade do próprio Deus, porque o Eterno é amor!

Poder sem amor, machuca.

Se Jesus tivesse buscado seus direitos não teria ido para cruz. Mas, motivado por amor, cumpriu seu propósito. 

Que Deus nos capacite a viver a plenitude do seu amor para termos uma fé relevante!

De seu amigo e pastor,

Hugo G. Freitas


Comentários

Postagens mais visitadas