10 LEPROSOS: 9 CURADOS E 1 SALVO



10 leprosos: 9 curados e 1 salvo
Lc 17.11-19

Quebra-Gelo: Certo dia ouvi a história de um senhor um sujeito precisou atravessar a linha de trem. Durante a travessia ele prendeu o pé nos trilhos. Imediatamente veio o desespero, pois ele ouviu o sinal do trem. Sem saber o que fazer, olhou para o céu e disse: Senhor, se eu conseguir soltar o meu pé, nunca mais tomarei um copo de cerveja. Tentou tirar e não conseguiu. Novamente ele ouve o sinal do trem, e o nervosismo aumenta. Então ele diz: Senhor, se eu conseguir soltar o meu pé, irei a igreja todos os domingos até o fim da minha vida. Tentou se livrar e nada. De repente ele vê o trem se aproximando. O desespero foi tão grande que ele diz: Senhor se eu conseguir soltar o meu pé, vou viver toda minha vida para te servir e abençoar as pessoas à minha volta. 2 segundos depois, ele consegue se soltar. Usando de uma ingratidão tamanha. Ele olha para o céu e diz: Pode deixar Senhor, já consegui me soltar sozinho.
O texto bíblico que lemos fala-nos de um encontro interessante entre Jesus e 10 homens que sofriam de lepra. Vejamos o que podemos aprender com esta experiência:
De caminho para Jerusalém
Jesus ia para Jerusalém. Grande parte dos milagres e ensinamentos de Jesus se deu no caminho para Jerusalém. Jesus tinha um norte, Jesus sabia para onde estava indo, ele tinha um foco e um propósito de vida que se cumpriria com sua morte em Jerusalém. Mas isto não impediu que durante o caminho ele pudesse abençoar muitas pessoas.
Temos muitos objetivos de vida, planos e metas que desejamos cumprir em nossa vida pessoal e profissional, mas não podemos deixar de abençoar as pessoas pelo caminho! É fundamental que tenhamos um alvo, um propósito de Deus para nossas vidas, mas não podemos esperar “chegar lá” para cumprirmos os planos que Deus deseja fazer através de nós. Ele deseja nos usar durante o caminho!
Passava pelo meio de Samaria
Sabemos que os moradores de Samaria eram considerados, pelos judeus, impuros, pecadores e só de pisar em seu território já era motivo de contaminação para os judeus. Mas dentre os impuros samaritanos havia um grupo ainda mais impuro, os leprosos. Imagine então ser samaritano e leproso! Jesus não desvia de pecadores e impuros!
A sociedade hoje também marginaliza as pessoas, divide em grupos de “mais honrados”, “honrados”, “menos honrados”, “desonrados”, “muito desonrados” e “não merecem viver”. Fazem isto de acordo com o sexo, o gênero, a cor da pele, a condição social, etc.
Mas somos discípulos e discípulas de Jesus e servimos a ele com integridade e desejamos ser semelhantes a Ele, então precisamos passar pelo meio de nossas “Samarias” modernas e abençoar as pessoas que vierem a nós!
Dez leprosos dirigiram-se a ele
A lepra era uma doença terrível da idade antiga, devastou muitas pessoas devido à sua facilidade de contágio e baixíssimas chances de cura. Desde o Antigo Testamento vemos muitos casos desta doença e muitas orientações, já na lei de Moisés, sobre como lidar e tratar o doente e até o local onde o doente esteve. Toda enfermidade da pele era considerada lepra, mas de qualquer modo a pessoa deveria ser isolada de todas as demais para ficar em observação e não poderia voltar ao contato até que a cura se manifestasse. Os leprosos tinham de viver fora dos muros da cidade, mas quando alguém se aproximasse tinham que ficar gritando para que todos soubessem que estavam se aproximando um leproso. Era uma condição de extremo isolamento!
Além da condição física, a lepra era também considerada uma impureza espiritual. Assim, o contaminado não estava doente apenas fisicamente, mas também espiritualmente, pois entendia-se que o pecado trazia, inclusive as enfermidades físicas. Hoje sabemos que nem toda enfermidade física provém do pecado, mas esta era a lógica do povo na época de Jesus.
É importante destacar também como estavam juntos, como a condição doente os unia. Cuidado com quem você se une! Este grupo se uniu para buscar ajuda, mas muitos se unem apenas para murmurar e não para abençoar.
Hoje, temos visto muitas pessoas com tipos modernos desta enfermidade. São coisas que nos fazem nos isolarmos ou fazem com que outras pessoas nos isolem. Talvez seja algumas característica que citei acima, mas pode ser também algumas decisões que tomamos e somos excluídos de nosso grupo social, alguns traumas do passado acabam nos isolando hoje, medo, vergonha, enfim, barreiras que são construídas entre nós e as pessoas ao nosso redor.
Mas existem também a lepras espirituais que nos isolam de Deus. O pecado, o sentimento de não ser aceito, a orfandade espiritual (não se reconhecer com filho/a amado/a do Pai). Precisamos ir até Jesus para sermos curados!
Quando iam pelo caminho, eles foram curados. (v.14 NTLH) 
Jesus pede que aqueles homens fossem se mostrar aos sacerdotes. Esta era uma lei (Lv 13-14) segundo a qual o leproso deveria se mostrar ao sacerdote, que era o único que poderia declarar a condição de doente ou de curado da pessoa com lepra. Entendemos aqui que, se eles já eram declaradamente leprosos, Jesus manda eles ao sacerdote para se mostrarem como curados.
Perceba então que o que Jesus está dizendo é: vá ao sacerdote para que ele ateste a sua cura. E eles foram, antes de serem curados! Veja que confiança e fé destes homens.
Muitas curas nós recebemos durante o caminho! Durante o processo de caminhada de fé. Enquanto obedecemos às ordens de Jesus vamos sendo curados! Muitas vezes recebemos a Palavra de cura que irá se manifestar enquanto caminhamos segundo a ordem de Jesus!
voltou, dando glória a Deus em alta voz (v.15)
Aqueles homens tiveram fé para
·      Pedir ajuda;
·      Ir ao sacerdote;
·      Mas apenas 1 voltou para louvar a Deus! Esta fé o salvou!
Pode ser difícil entender, mas o maior desafio não é o da cura é o da salvação! Muitas pessoas são curadas ou recebem muitas bênçãos de Deus, mas apenas uma minoria tem voltado aos pés de Jesus e se lançado com o rosto em terra em adoração, louvor e glorificação a ele. Os 9 leprosos foram curados, mas não foram salvos! O único que recebeu de Jesus esta palavra foi o que voltou: a tua fé de salvou! (v.19).
Mais do que nos dar a cura, Jesus quer nos salvar! Salvar nossa alma, nossas emoções, nosso espírito, nosso coração! Mesmo os que foram ressuscitados por Jesus, um dia morreram novamente, mas aqueles que são salvos por ele nada mais podem tocá-los!
Que Deus nos abençoe neste caminho de fé para recebermos a cura e a salvação do Senhor para podermos segui-lo, servi-lo e adorá-lo com integridade!
De seu amigo e pastor

Hugo G. Freitas

Comentários

Postagens mais visitadas