EU E O ESCRAVO FUGITIVO



EU E O ESCRAVO FUGITIVO
Texto-base: Filemom
O ser humano parece ter uma certa tendência a fugir. Eu me lembro que quando criança íamos brincar de pique-pega, o castigo era ser quem pegava, todos querem ser os fugitivos. Quando brincamos de polícia e ladrão também, a maioria gosta de ser ladrão que fogem e ficam escondidos.
O texto bíblico que lemos traz uma tensa história de fuga.
A carta de Paulo a Filemom trata de uma situação muito dramática que o apóstolo viveu ao receber um homem chamado Onésimo consigo, pregar a ele o evangelho e tê-lo como seu companheiro e irmão na obra de Deus, podendo ver, a cada dia, a transformação que Deus operava na vida daquele homem.
Onésimo - cujo nome significa útil - era um escravo que havia fugido de seu senhor, Filemom, e roubado alguns de seus pertences. Ao encontrar Paulo e ouvir a maravilhosa graça que Deus oferecia, teve sua vida transformada, mas as consequências de seus atos continuavam avançando como ondas em um oceano.
A fuga de um escravo era punida com penas severas quando o mesmo era encontrado pelas autoridades romanas e Paulo, que agora estava cuidando de Onésimo como filho na fé, poderia ser juntamente condenado como cúmplice no crime, e ainda ajudando na fuga e ocultação do fugitivo.
Então, o apóstolo decide enviar Onésimo de volta a seu senhor Filemom, que também era um filho na fé de Paulo. Mas ao enviá-lo manda também consigo uma carta, explicando sobre a transformação ocorrida na vida do escravo e como ele agora se tornara o seu próprio coração. Era, anteriormente, inútil, mas agora é muito útil para o Reino de Deus. Então pede que Filemom não apenas o receba de volta como escravo, mas que o trate como alguém da família, pois ele nasceu de novo e se tornou irmão, participante do sangue de Jesus!
É impossível não ver nesta história a vida espiritual da humanidade e o plano de salvação de Deus por Jesus Cristo. Veja as semelhanças:
1.     Pertencíamos a Deus.
Deus nos criou para sermos dEle. Ef 2.10 diz que somos feitura de Deus. Desde o Éden, Deus cria o homem e a mulher para se relacionar com eles e cuidar deles enquanto eles cuidavam da criação. Assim o plano de Deus para nossas vidas é que estivéssemos sempre perto dele, desfrutando de sua presença. Santo Agostinho diz: “Tu nos criaste para ti e nosso coração anda inquieto, enquanto não encontra repouso em ti”. 1 Pe 2.9 -  Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus.
2.     Fugimos de nosso Senhor.
Assim como Adão e Eva, nós desobedecemos a Deus e nos afastamos de sua presença, pecamos e tentamos nos esconder do Criador. Assim como Filemom não queremos mais ter um SENHOR e fugimos para o mundo. Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus (Rm 3.23). Mas esta atitude tem um preço, o pecado nos mata. O salário do pecado é a morte (Rm 6.23). Veja ainda Ef 2.1-3.
Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos. Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus. 3De fato, todos nós éramos como eles e vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, fazendo o que o nosso corpo e a nossa mente queriam. Assim, porque somos seres humanos como os outros, nós também estávamos destinados a sofrer o castigo de Deus.
3.     Encontramos Jesus.
Onésimo estava perdido e, fugindo, encontrou o evangelho. Na verdade, creio que o evangelho o encontrou, a graça de Deus nos encontra, nos limpa e nos liberta. Veja Ef 2.4-10.
Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto, que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos. Por estarmos unidos com Cristo Jesus, Deus nos ressuscitou com ele para reinarmos com ele no mundo celestial. Deus fez isso para mostrar, em todos os tempos do futuro, a imensa grandeza da sua graça, que é nossa por meio do amor que ele nos mostrou por meio de Cristo Jesus.
Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la. Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós.
Se queremos ter vida precisamos ter este encontro com Jesus! Ele nos limpa, nos ressuscita, nos salva, nos aproxima de Deus!
4.     Jesus intercede a Deus por nós.
Assim como Paulo intercede por Onésimo, pedindo que seu senhor o receba como se estivesse recebendo o próprio apóstolo, Jesus intercede por nós diante de Deus.
Jesus não apenas transforma nossa vida, nos limpa e nos dá nova vida. Ele é o único caminho até Deus.
Jo 14:6: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
1 Tm 2.5-6: Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6 o qual a si mesmo se deu em resgate por todos.
1 Jo 2.1-2: Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.
5.     Somos parte da família de Deus.
Paulo pede que Filemom receba Onésimo como um membro da família, assim também Jesus abre caminho para que sejamos da família de Deus, pois irmãos de Jesus nos tornamos filhos de Deus.
Rm 8:29: Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
1 Jo 3.1: Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus.
Ef 2.19 Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus.
Não sei em qual destes momentos de sua vida com Deus você está, mas é importante a cada dia dar um novo para se aproximar do Pai. Não existe vida longe do Pai. Ele é a fonte de toda vida, ele é quem sustenta nossa existência e nos faz felizes de verdade. Tudo que você precisa, você encontra em Deus, nosso Pai!
Que o Senhor Jesus nos aproxime do Pai e que sejamos perseverantes para nunca mais nos afastarmos de sua presença.
De seu amigo e pastor,
Hugo G. Freitas


Comentários

Postagens mais visitadas