RAÍZES ANTES DOS FRUTOS



SÉRIE: ENRAIZADOS[1]
Mensagem 2: Raízes antes dos frutos
Texto-base: Lc 8.4-15
No ciclo de crescimento das plantas frutíferas, o fruto é a última etapa do processo. O ciclo começa com a semente sendo lançada no solo. Ao ser regada, ela se rompe e cria raízes que não param de se desenvolver. Para a sobrevivência da planta e muito mais para dar frutos, suas raízes precisam ocupar muito mais espaço embaixo da terra do que a planta ocupa acima.
Deus planta a semente de sua Palavra (Lc 8.11) e rega com seu Espírito Santo trazendo a vida e o vislumbre do que você foi criado para ser e ativa em teu coração o desejo de ter um impacto duradouro no mundo e então começa a construir um sistema de raízes em seu coração.
Diante disso é preciso ter alguns pontos em mente:
1.  Teu coração é o teu ponto de conexão com Jesus.
Pv 4.23: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Jesus deseja estabelecer uma conexão íntima com você, para que unido a ele possa pensar como ele, querer o que ele quer, falando e fazendo como ele. Isto é permanecer nele, isto é frutificar, lembre-se, é ter o sabor de Jesus quando as pessoas provarem a tua vida. Muitas vezes as raízes do nosso coração estão no prazer, na satisfação pessoal, no trabalho, na família, na religião mas menos em Jesus.
2.  Para te fazer produzir muitos e permanentes frutos Jesus precisa torná-lo maior por dentro do que você é por fora.
É preciso deixá-lo construir um sistema de raízes em secreto antes que Ele o conduza a um impacto visível no mundo. E.M. Bounds disse: "O homem e a mulher de Deus são formados em recintos secretos. Sua vida e convicções mais profundas nasceram na comunhão secreta com Deus".
Veja o sistema de raízes de grandes líderes da Bíblia:
Moisés: Há três grandes períodos de sua vida. Ficou, primeiramente, 40 anos como filho da filha de Faraó. Depois ficou 40 anos pastorando as ovelhas de seu sogro no deserto antes de liderar o povo por mais 40 anos para sair do Egito.
Josué. Ficou cerca de 13 anos servindo Moisés antes de começar a liderar o povo rumo a conquista da terra prometida.
Jesus: passou 30 anos preparando-se para seu ministério de 3 anos. O ministério mais impactante da história.
Davi se destaca pelo incrível legado, mas também pela profundidade com que a Bíblia diz como Deus estabeleceu raízes em sua vida.
A vida de Davi e seu relacionamento com Deus afetou o modo como Deus lidava com todos os reis de Israel e Judá depois dele. Jesus é chamado Filho de Davi. Os salmos se tornaram a parte central da adoração dos judeus e cristãos. Tudo isto começou quando Deus plantou uma semente no coração de Davi com Samuel o ungindo quando tinha cerca de 12 anos de idade e enquanto o profeta via a aparência dos irmãos de Davi, veja o que Deus diz a ele:
1Sm 16.7: Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
Em outras palavras "Estou procurando alguém em quem Eu possa crescer nele, antes que eu o faça crescer por fora". Deus não queria outro Saul que parecia rei mas não tinha raízes no coração de Deus.
2Sm 5.3-4: Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, em Hebrom; e o rei Davi fez com eles acordo em Hebrom, perante o Senhor; e ungiram a Davi rei sobre Israel. Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; e reinou por quarenta anos.
Deus levou 18 anos para desenvolver raízes em Davi e leva-lo a estar pronto para gerar frutos visíveis.
Frutos duradouros só vem com a longa caminhada de aprofundamento de nossas raízes em Jesus. Sem raízes profundas não há frutos, e se houver fruto, não é do tipo que dura. Banning Liebscher
3.  As raízes são essenciais.
Vemos a importância das raízes quando observamos pessoas sem raízes.
Lc 8.13-14: E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas creem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam; E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição;
Qualquer um pode começar a caminhada. A grande questão não é o quão forte começamos a correr em direção ao chamado de Deus em nossas vidas, mas quão forte vamos terminar a corrida. Existem muito mais inovadores do que finalizadores por aí, mas os que terminam a corrida são impressionantes.
“Se estiver cansado aprenda a descansar, não a desistir”.
A versão de sucesso de Deus é construir nossas vidas sobre coisas eternas para coisas eternas. Qualquer coisa menos que isso não O impressiona e também não deveria nos impressionar.
Quão dependentes nos tornamos de sucessos de curto prazo que não impressionam a Deus?
Nem aparências, nem sucesso de curto prazo impressionam Deus. Ele vê o coração e procura frutos que duram. Banning Liebscher
Que Deus nos abençoe e nos sustente durante este processo de enraizamento.
De seu amigo e pastor

Hugo G. Freitas


___________________________________
[1] Todas as mensagens desta série são baseadas no livro: LIEBSCHER, Banning. Enraizado: os lugares escondidos onde Deus desenvolve você. São José dos Campos: Ed. Inspire, 267 p., 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas