FLORESCENDO NO PROCESSO



SÉRIE: ENRAIZADOS[1]
Mensagem 3: Florescendo no processo
Texto-base: Fl 4.10-13
10Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo. 11Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. 12Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. 13Tudo posso naquele que me fortalece.
Gosto de muitas coisas da cidade de Piracicaba, especialmente das pessoas, mas existe algo com uma beleza encantadora que traz vida e renovo para todos que o contemplam: os ipês. Amarelos, roxos, lilás, rosas, brancos, enfim, desde o fim de agosto até o início da primavera eles embelezam a cidade por toda parte mostrando que o Criador continua criando e renovando a beleza da vida por meio das flores.
Já vimos que Deus deseja criar um sistema de raízes em nós porque o nosso propósito é a frutificação, contudo existe uma etapa preciosa do processo que é a exuberância das flores.
O apóstolo Paulo aprendeu a crescer e florescer no processo de enraizamento. Ele diz no v.13: Tudo posso naquele que me fortalece. Gostamos desta frase, ela nos faz parecer fortes e inabaláveis. Mas veja o contexto em que ela está inserida. Em outras palavras, Paulo está dizendo: “Tive fases na vida onde não possuía nada, em outras tive tudo. Desenvolvi a habilidade de ser bem-sucedido nas duas fases, aprendendo a acessar o recurso que nunca muda, independente da fase: a força do Senhor”. Banning Liebscher
Olhando para nossa vida espiritual, quando Deus começa o processo de enraizamento em nós, passamos a experimentar um crescimento em sabedoria, caráter, fé, resistência e força. Mas crescer nem sempre é confortável. Eu me lembro em minha adolescência do quanto meus joelhos doíam, uma dor insuportável que depois dos médicos fazerem exames e consultas constataram que era dor de crescimento.
Por isso a importância de florescermos em meio ao processo, as flores dão nova cor, nova vida e esperança da primavera de que os frutos estão por vir.
Contudo, o diabo, nosso inimigo, tentará colocar distrações diante de nós para não acessarmos esta força do Senhor e ficarmos para trás no processo de crescimento. Deus quer nos ver frutificar, mas também florescendo no processo. Então, estas distrações tentarão:
1.  Nos fazer querer estar no processo de outra pessoa;
Uma das armas mais sujas que o inimigo usa é a comparação. E é tão diabólica porque nos leva a extremos de nos sentir muito incapazes porque o outro com as mesmas condições que as minhas está muito mais longe que eu; ou me sentir orgulhoso porque eu com as mesmas condições que a outra pessoa estou muito a frente dela. Ambos os sentimentos não são absolutos e podem ser mentirosos gerando em nós algo que nos faz querer fugir do tratamento que Deus deseja realizar em nós.
2.  Resistir às lições que Deus está tentando nos ensinar através das circunstâncias;
Na escola existe a reprovação que é quando o aluno precisa repetir todo o conteúdo da disciplina porque não conseguiu aprender a lição. Na nossa vida com Deus acontece o mesmo processo. O povo no deserto ficou dando voltas por 40 anos porque não aprenderam a confiar no Senhor e não pararam de murmurar, Deus teve que esperar uma nova geração que não era nascida da escravidão, mas do deserto, para poder conquistar a terra prometida. Enquanto não aprendermos as lições que Deus deseja nos ensinar, Ele ficará repetindo a prova até aprendermos. Imagine um oleiro fazendo um vaso de barro na olaria, de repente ele percebe um calo no vaso em formação, que pode ser um defeito na mistura do barro, por exemplo, o que o oleiro faz é apertar com seu dedo aquele calo até que seja formado conforme a sua vontade e em cada volta que o vaso dá é uma oportunidade de ser moldado pelo oleiro. Se você já percebeu conflitos e problemas que sempre se repetem em sua vida, veja se você não está fugindo da lição que Deus deseja que você aprenda.
3.  Acelerar o processo;
Para ter sucesso no processo você não pode apressá-lo. Sair da sincronia com o tempo de Deus nos coloca em perigo pois cada tarefa designada traz algo essencial para sua fundação. Apressar o crescimento é não entender a visão daquilo que estamos nos tornando. Não entendemos o que Deus está nos chamando a fazer e Ele nos chama a fazer o impossível. Temos que tomar cuidado porque tendemos a apressar o ministério e evitar que Deus trabalhe em nosso caráter. Somos apressados em querer impactar as pessoas antes que Deus tenha nos impactado suficientemente por dentro. Abraão e Sara quiseram acelerar o processo de Deus e usaram Agar para gerar o filho que Deus tinha prometido a eles, o resultado deste conflito sofremos até hoje no mundo.
4.  Queimar etapas.
Você já percebeu como as raízes crescem de modo não linear. Elas não são retas e quando vemos um emaranhado de raízes fica bem difícil identificar alguma organização naquilo tudo. As vezes o modo de Deus agir em nossa vida também é assim. Quando estamos no ponto A, nos preparamos para o ponto B, mas Deus nos leva para o ponto M, e quando começamos a pensar se agora voltaremos para o L ou avançaremos para o N, Deus nos lança para o D. Enquanto a sequencia de nossa mente limitada é ABCDEFG a sequencia de Deus para nossas vidas é AMDHYZJ. Ele mesmo nos diz em Is 55.8-9:
Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.
Só conseguimos viver este processo de Deus para nossas vidas quando amamos o secreto processo de enraizamento de nosso coração diante de Deus. Se amamos mais os holofotes do que o nosso esconderijo com o Pai, poderemos ter problemas. Lembre-se, as flores e os frutos surgem no processo, mas somente depois que as raízes são formadas nos lugares secretos. É ali que nos rendemos a ele e à sua vontade. Lembre-se da visão de Ezequiel no cap. 47, quando Deus o leva para um rio profundo, Deus quer que deixemos o controle de nossas vidas com Ele, entre neste rio.
Que Deus nos ajude a não perdermos o foco durante o processo.
De seu amigo e pastor
Hugo G. Freitas

_____________________________________
[1] Todas as mensagens desta série são baseadas no livro: LIEBSCHER, Banning. Enraizado: os lugares escondidos onde Deus desenvolve você. São José dos Campos: Ed. Inspire, 267 p., 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas