PROTEJA-SE DOS ESPINHOS



Proteja-se dos Espinhos
Isaías 53
Creio que todos que já tentaram colher uma fruta no pé já foram vítimas de ao menos um arranhão. O momento da colheita é um tempo de alegria, contudo, o processo da colheita é por vezes difícil, doloroso e exaustivo. E uma das razões disto é que as plantas possuem espinhos. As mais belas flores possuem muito espinhos. As folhas possuem serras que nos cortam, os galhos são pontiagudos e nos arranham, enfim, a natureza que nos dá o precioso fruto, também possui sistemas de defesa que podem nos machucar.
O texto que lemos foi escrito 7 séculos antes do nascimento de Cristo, embora pareça que tenha sido redigido por uma testemunha ocular da crucificação. Mas destaco o quanto Jesus sofreu para ser bem-sucedido para a grande colheita que veio realizar. Veja os vv. 11-12:
Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si. Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.
Por mais doloroso que tenha sido o sofrimento de Jesus, ao ver o fruto do seu penoso trabalho, ele ficou satisfeito, porque colheu muitos frutos! Vale a penas enfrentar os espinhos pela alegria da colheita dos frutos! Além disso, o Salmo 147.3 diz que o Senhor cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas e Jo 16.33: Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
Então, gostaria de apresentar 3 conselhos para que possamos nos proteger dos espinhos e ter a alegria dos frutos.
1.  Fortaleça-se.
Ef 6.10: Fortaleçam-se no Senhor e na força do seu poder.
O Dr Agusto Cury diz que Jesus foi se preparando a vida inteira para o momento da crucificação. Ao trabalhar como carpinteiro com seu pai ele estava diariamente com as ferramentas e instrumentos que seriam usados para sua tortura futura: madeira, pregos e martelo. Nossa mente sofre mais com o novo e inesperado. Algumas pessoas que foram torturadas dizem que o pior momento era quando trocavam de torturador porque não sabiam do que aquele seria capaz, por pior que fosse o atual torturador ele se tornara previsível e isto já não assustava tanto.
A Bíblia diz em 1 Jo 4.18-19: No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
Fortaleça-se no amor de Deus. Como está a tua musculatura espiritual? Existem frutos grandiosos que são pesados! Ou mesmo frutos pequenos que são tão abundantes que ficam extremamente pesados. O tamanho da sua colheita será proporcional à sua capacidade de colher estes frutos, então fortaleça-se!
Na semana passada eu contei sobre meu pai quando ia para a roça com meu avô, ele iam descalços, mas seus pés ainda era muito finos, então ele deixava meu avô ir à frente e ia prestando atenção onde ele já havia pisado para colocar seu pé no mesmo lugar, pois ele sabia que ali os espinhos já haviam sido quebrados pelo pé grosso de anos descalços de meu avô. Ele se fortaleceu para ir para a colheita. Se você ainda não tem os pés fortalecidos assim, caminhe nos passos de alguém mais experiente, isto fará uma grande diferença em tua vida.
2.  Busque um ambiente seguro.
Hb 10.25 Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.
Sl 84:3,10 O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu! Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade.
Igreja, célula, amigos, família, ambientes que pedem o melhor de você e não o pior. Sozinhos somos presas fáceis de nosso inimigo.
O leão é o rei da selva, mas sozinho pode ser devorado por um grupo de hienas, assista ao vídeo:
3.  Em caso de ferida busque socorro rapidamente.
Vemos na bíblia 2 exemplos de atitudes, dentre os apóstolos, que fizeram uma grande diferença para a vida ou para a morte: Pedro negou Jesus, se arrependeu e voltou para a comunhão dos irmãos, Judas foi tomado de remorso, pela culpa, e foi procurar os mandantes do crime se afastando da comunhão dos outros seguidores de Cristo.
a. Não pense que as pessoas são obrigadas a adivinhar que você se feriu.
A mulher do fluxo de sangue, o cego Bartimeu, Jairo e sua filha, o centurião, existem dezenas de exemplos bíblicos de pessoas que procuraram por Jesus e pediram ajuda!
       b. O tempo sem tratamento só piora as feridas.
Existe um ditado que o tempo cura todas as feridas, mas isto é em parte mentira porque o tempo sozinho não é capaz de curar nada. Toda ferida sem tratamento só piora com o tempo. Então o tempo será necessário para tratar muitas feridas, mas nós temos que aplicar remédio sobre elas. E este remédio muitas vezes é o perdão, é a oração, a leitura da bíblia, um discipulador que poderá te confrontar para amadurecimento.
       c. Saiba dimensionar a profundidade da ferida.
Nem toda ferida é mortal e nem toda ferida é apenas um arranhão. Se não conseguirmos dimensionar a profundidade das feridas que nos causam, corremos o risco de tentar tratar um câncer com dipirona ou de tratar uma simples dor de cabeça com quimioterapia. As feridas espirituais são a mesma coisa, existem algumas que precisam de uma atenção maior, mas outras são arranhões, mas estamos tão despreparados que sentimos como se fosse um corte profundo em nossa alma.
Que tenhamos sabedoria, força e perseverança para proteger-nos dos espinhos e colhermos a fartura dos frutos que Deus tem nos preparado.
Que Deus nos abençoe,
De seu amigo e pastor
Hugo G. Freitas

Comentários

Postagens mais visitadas