PERSEVERE



PERSEVERE
Hb 10.35-11.1
Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.  36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.  37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;  38todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.  39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.  Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.
Sl 126.6: Quem caminha e semeia mesmo chorando, volta alegre com os frutos.
Você não é um fracasso até que desista. Muitos frutos virão com a perseverança. Os que desistem da colheita não colherão seus melhores frutos porque o nosso melhor está por vir, nossos melhores anos ainda estão por vir porque eu creio na Bíblia e ela diz em 1 Co 2.9 queNem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. Então persevere na colheita e não desista!
Quando acaba a gasolina de um carro, você não o abandona e compra outro, mas vai até um posto completa seu tanque ou quando a bateria de um celular descarrega você simplesmente a recarrega na tomada, não precisa jogar o celular fora por isso. Assim também é com teu casamento, com tua célula, com tua vida, com teu trabalho, com seus filhos, não os jogue fora, recarregue-se em Deus, persevere e colha os frutos que Deus tem pra tua vida.
Por que perseveramos?
1.  Não somos dos que retrocedem. Hb 10.39
Está na essência do cristão ser perseverante. Gl 5.22 diz que o Fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Assim, é da essência do cristão cheio do Espírito Santo amar, ser alegre, ter paz e ser pacificador, fazer o bem e ser bom, ser fiel, ser manso, saber se dominar e ser longânimo. Este termo vem do grego makrothumeo[1] que significa ser de um espírito paciencioso, que não perde o ânimo, perseverar pacientemente e bravamente ao sofrer infortúnios e aborrecimentos, ser paciente em suportar as ofensas e injúrias de outros, ser moderado e tardio em vingar-se, tardio para irar-se e tardio para punir.
2.  Não focamos nas coisas visíveis.
2 Co 4.16-18: Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.  17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, 18não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.
Por vezes nosso olhar se perde na temporalidade da visibilidade das coisas deste mundo e acabamos saindo do foco da eternidade das coisas invisíveis. Deus está acima e além deste mundo. Para ele nada é impossível! Por isso a fé a é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.
3.  Buscamos uma recompensa eterna.
Mt 24.13: Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.
Ap 2.10: Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Muitos desanimam porque tentam perseverar pelos motivos errados. A nossa perseverança não pode ser por causa apenas das coisas deste mundo. Será que as tuas forças não estão fracas por que está buscando motivo de perseverança nas coisas deste mundo? Quando perseveramos para que o Reino de Deus venha a nós, somos fortalecidos pelo próprio Senhor Jesus e pelo Espírito Santo que nos ajudam a perseverar.
Que sejamos firmes neste propósito de colher todos os frutos que o Senhor tem preparado para nós. Não perderemos os frutos por motivo de falta de coragem para a colheita. Não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.
Que Deus nos abençoe!
De seu amigo e pastor,
Hugo G. Freitas



[1] DICIONÁRIO BÍBLICO STRONG. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. SBB: Barueri, 2002.

Comentários

Postagens mais visitadas