Filhos de Deus

 

Jo 1:11-13

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Eu já tive alguns perfumes que, quando ficam muito tempo na prateleira, ficam com um cheiro diferente, eles perdem a sua essência.

Neste sentido, qual é a essência do cristianismo? Será que depois de tantos séculos de cristandade não temos perdido a nossa essência?

Diante do texto acima gostaria de destacar alguns princípios cristãos:

  1. Nossa identidade/essência é ser filho/a.

Mais que membro de um grupo religioso, mais que cristão, mais que engenheiro, advogado, médico, militar, pastor ou qualquer outra profissão, nossa identidade é ser filho/a de Deus

  1. Esta identidade/essência é formada, exclusivamente, pela vontade de Deus.

deu-lhes o poder”; “os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”.

Não somos nós que vamos bater na porta do céu implorando que Deus nos deixe entrar, ele desceu do céu e veio ao nosso mundo para nos chamar de filhos!

  1. Há poder em ser filho!

“deu-lhes o poder”.

Aqui, a palavra poder é evxousi,a (exousia): autoridade, direito, liberdade; habilidade, capacidade; poder sobrenatural; poder de governo, governante, oficial.

Veja Jo 5.18: Por essa razão, os judeus mais ainda queriam matá-lo, pois não somente estava violando o sábado, mas também estava até mesmo dizendo que Deus era seu próprio Pai, igualando-se a Deus.

Até mesmo os mais críticos de Jesus sabiam que os filhos recebem a mesma essência do Pai, sabiam que ao sermos chamados Filhos de Deus, nos igualamos a Deus. Esta é a essência da mensagem cristã, não apenas ter algumas atitudes diferentes, não apenas ir a algumas reuniões religiosas, não apenas ler um livro diferente, mas ser restaurado à imagem e semelhança de Deus, poder ser filho de Deus!

Este é o poder de ser filho, ser como Deus! E isto não é nenhuma heresia ou blasfêmia porque como já vimos foi Deus quem abriu este caminho para que pudéssemos ser como ele. Jesus, vencendo o poder do pecado, vem restaurar a criação original de Deus em nós nos chamando de filhos, nos fazendo como Ele.

E ao sermos restaurados imagem e semelhança de Deus, podemos vencer o pecado, amar como ele, ver o mundo como Deus vê.

Que Deus nos abençoe!

De seu amigo e pastor,

Hugo G. Freitas


Comentários

Postagens mais visitadas