FOGO


FOGO

No início de um filme ouvi a seguinte frase: “O sol da África ou irá te derreter ou irá te forjar”. Fiquei refletindo sobre esta frase percebi que na vida com Deus acontece um fenômeno semelhante e que o Fogo é uma palavra com um forte significado teológico, até porque a Bíblia diz em Hb 12.29 que o nosso Deus é fogo consumidor e em Pv 17.3 diz que o crisol prova a prata, e o forno, o ouro; mas o SENHOR prova aos corações.

Um grande momento para a civilização humana foi quando conseguimos dominar o fogo e o que antes causava destruição quando aparecia repentinamente agora pode ser controlado e utilizado para fins positivos como defesa, ataque, cozimento de alimentos ou transformações de materiais que desejamos utilizar em diversas maneiras.

Mas a presença de Deus é comparada a um fogo consumidor porque, de certa maneira, ao entrarmos em sua presença não temos o controle do fogo, o Senhor é quem domina. Se realmente desejamos experimentar uma intimidade com Deus, temos de ter consciência deste fato.

E neste encontro, como acontece com o ouro ou a prata, iremos derreter para sermos forjados. Diferente da frase que citei acima, onde o sol ou nos derrete ou nos forja, penso que ambos os processos acontecem quando estamos com Deus, pois não se pode forjar, moldar, aperfeiçoar o ouro enquanto está rígido, mas é preciso derrete-lo para que possa ganhar a forma que desejamos. É assim que Deus age em nós com seu fogo, nos derrete, e neste processo é possível nos vermos sem forma, com dúvidas e medos, mas o Senhor que prova nossos corações, está nos forjando.

Assim me vejo em alguns momentos quando me aproximo de Deus, não é possível me relacionar com o Criador do Universo, ter um encontro com o Deus Todo Poderoso e continuar a vida da mesma forma, sem ser tocado pelo calor da sua presença. Este fogo pode vir por meio de lutas, problemas e dificuldades da vida ou pode ser uma confrontação profunda que Deus traz em nossos corações por meio da sua Palavra ou uma consciência do quão carentes somos de Deus, quando nos aproximamos dEle. No início da Igreja cristã a perseguição sofrida pelos seguidores de Cristo foi comparada a um fogo ardente, mas o ap. Pedro diz à Igreja em 1Pe 4.12-13: “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo;  13 pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.”.

É possível que você esteja passando por algum fogo que parece te destruir. Fique firme! Se aproxime de Deus que deseja o teu bem e quer te moldar, te forjar conforme à sua vontade.

Que Deus te abençoe e que seu coração se aqueça! 

Um forte abraço de seu amigo e pastor,

Hugo G. Freitas

Capelão Militar da Escola de Sargentos das Armas - ESA


Comentários

Postagens mais visitadas