DEVOCIONAL - Ev Marcos 3




Marcos 3.1-12 

Marcos 3.5 E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra. 


Jesus desafia-nos a apresentar a ele nossa incapacidade. Estender a mão mirrada era expor a imperfeição. Se o homem tivesse estendido a mão "boa", ele não teria sido curado. Precisamos de coragem para mostrar a Deus quem realmente somos, enfrentar nossos medos e imperfeições para sermos curados. Ele sempre faz o milagre quando nos abrimos ao seu agir. Negação e esconderijo não trazem cura! 


Marcos 3.13-19

Marcos 3.13 E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. 

 

Este foi um momento de grande importância para o ministério de Jesus, eu diria até decisivo. Porque marca o início do processo de continuidade do seu ministério. Errar na escolha de seus sucessores poderia ser o fiasco do movimento de Jesus ou, pelo menos, uma grande perda de tempo que Jesus sabia que não podia se dar ao luxo de ter. Então ele foi para o monte. Sempre que Jesus vai ao monte é para se consagrar, ter um momento a sós com o Pai, renovar suas forças, orar, jejuar e receber direção. Olhando para Jesus percebo porque muitas importantes decisões que tomamos são má sucedidas. Não investimos tempo com o Pai buscando a Sua direção para nossa vida. Mal oramos, quanto mais nos esforçarmos dessa maneira para pedir uma visão do céu para nós. Em qualquer decisão, especialmente nas mais importantes da sua vida, busque o direcionamento do Pai! 


Marcos 3.20-30 

Marcos 3.20 E foram para uma casa. E afluiu outra vez a multidão, de tal maneira que nem sequer podiam comer pão. 
 

O primeiro lugar que Jesus vai com seus discípulos é para um casa! Ele não vai para o templo nem para a sinagoga, mas para uma casa. Não podemos nos afastar da casa! O evangelho se manifesta de modo mais real na casa, no pequeno grupo, na comunhão, na proximidade e intimidade da casa. E o pior deste texto é que a família de Jesus e os religiosos da época vem CONTRA ELE, enquanto a multidão gostaria de espremê-lo e extrair tudo que pudesse dele. Nem sempre a família ou a religião serão os maiores apoiadores de nosso ministério e as, inclusive, serão os que irão nos perseguir. Família e religião podem ser bênçãos em nossas vidas, mas acima de tudo está a vontade de Deus a nós. 


Marcos 3.31-35 

Marcos 3.35 Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe. 


Jesus está estabelecendo uma nova dimensão de família acima do sangue e do DNA. Ele não está excluindo a família de sangue, mas aumento o conceito para uma família da fé onde todo aquele que faz a vontade de Deus deve ser tido como família, filhos do mesmo Pai. Perceba que Jesus não diz: todos os que me ouvem ou todos os membros do meu movimento são minha família, mas aquele que faz a vontade de Deus. Ser parte da família de Cristo é muito mais que participar de rituais religiosos, é fazer a vontade de Deus. 

Comentários

Postagens mais visitadas