DEVOCIONAL - Ev Marcos 2
#8 Marcos 2.1-12
Marcos 2.3-4 quatro homens vieram carregando um paralítico numa maca.
Por causa da multidão, não tinham como levá-lo até Jesus. Então abriram um buraco no teto, acima de onde Jesus estava. Em seguida, baixaram o homem na maca, bem na frente dele.
Deus não tem filhos prediletos , mas atitudes prediletas. A bíblia é cheia de exemplos de homens e mulheres que fizeram coisas que chamaram a atenção de Deus, exemplos de fé, coragem e ousadia. Não podemos nos deixar vencer pelas dificuldade, busquemos soluções criativas para nossos problemas mesmo que seja para abrir caminhos para estarmos com Jesus. Sejamos criativos para organizar nosso tempo com Deus ou para ajudar as pessoas em suas necessidades. Enfim, que Jesus possa olhar para nós, apesar de toda nossa necessidade, e ver um coração disposto a estar perto dele e levando pessoas até ele.
#9Marcos 2.13-17
Marcos 2:14,15 Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu.
Achando-se Jesus à mesa na casa de Levi, estavam juntamente com ele e com seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque estes eram em grande número e também o seguiam.
A primeira atitude de Levi depois de começar a seguir a Jesus foi fazer um jantar e apresentar Jesus para seus amigos pecadores. E Jesus se relaciona com os pecadores, impuros e mal vistos de sua época. Ele veio chamar pecadores ao arrependimento. Os sãos não precisam de médico, mas na verdade os que se achavam sãos eram os mais doentes que no fim condenaram Jesus à morte. A pior doença está naquele que acha que não está doente.
#10 Marcos 2.18-22
Marcos 2.22E ninguém deita vinho novo em odres velhos; doutra sorte, o vinho novo rompe os odres e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser deitado em odres novos.
Esta resposta de Jesus está dentro do contexto da pergunta "por que os seus discípulos não jejuam?", feita pelos fariseus. Jesus está apresentando uma nova espiritualidade, uma nova forma de se relacionar com o Pai, este é o vinho novo. O jejum não deve servir apenas como uma disciplina fria e sem sentido, mas está inserido em um contexto de busca e crescimento espiritual. E não somente o jejum isoladamente, mas uma série de novas visões Jesus vem passando aos seus seguidores que os religiosos de sua época não eram capazes de entender porque estavam demasiadamente presos à suas certezas religiosas. Que sejamos mais sensíveis ao que Jesus deseja nos ensinar. Que tenhamos a flexibilidade dos odres novos para receber o novo de Deus.
#11 Marcos 2.23-28
Marcos 2:27-28 E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.
Gostaria de substituir aqui sábado por religião, doutrina, religiosidade, regras, horários, escalas, usos e costumes. Todas essas coisas são importantes, assim como o sábado era muito importante para o povo judeu a ponto de ser uma ordenança de Deus desde a criação, no tempo do descanso. Mas quando passamos a olhar o que Deus faz como obrigação e não como graça e dádiva, presente, isto passa a ser muito mais uma cadeia, algema do que uma alegria. Jesus é o Senhor do sábado, ele está acima de toda religiosidade, vivamos para louvar a Deus por meio de nossas formas religiosas de organização e não para aprisionar as pessoas e a nós mesmos com invenções humanas descabidas.
Comentários
Postar um comentário