INTEGRIDADE


Integridade
Jó 1.7-12; 2.3-10
Servir sem integridade é agradável a Deus? Prefere uma esposa obediente ou uma esposa fiel?
Ser íntegro e não servir é, de fato, ser íntegro? Aqui começa a aprofundar a questão do propósito de vida que se manifesta no serviço a Deus e ao outro.
O texto de Jó nos revela o quanto Deus valoriza a nossa integridade. O senhor destaca a integridade de Jó em 1.8 e duas vezes em 2.3; além disso a mulher de Jó reconhecia sua integridade (2.9)
Íntegros é o que somos quando ninguém vê. Os pensamentos que temos quando estamos sozinhos revelam se somos íntegros. Porque integridade está ligada a ser inteiro, pleno, completo. Quando, por exemplo, sobram palavras e faltam atitudes, falta Integridade.
O que somos no secreto transborda em nossos piores momentos, vem à tona quando menos esperamos. Cuide de quem você é no secreto para que haja o mínimo de diferença entre o que as pessoas veem de você, e o que você realmente é.
Pv 10.9 Quem anda em integridade anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos será conhecido.
Vemos pelo texto bíblico que o diabo tem atacado a integridade dos filhos de Deus em 3 áreas bem conhecidas: Poder, Sexo e Dinheiro. (Deuteronômio 17.16. Ele, porém, não multiplicará para si cavalos, [...] 17. Tampouco multiplicará para si mulheres, para que o seu coração não se desvie; nem multiplicará muito para si a prata e o ouro).
E para isto, o inimigo usa de 3 estratégias:
       1. SEDUÇÃO: o jovem Geazi em 2 Rs 5 foi seduzido pelo brilho da Prata de Naamã. Eva foi seduzida pela serpente e Adão foi seduzido por Eva, mas tudo isto estava sendo orquestrado pelo diabo. O que não significa que todos estes não receberam sua punição após sua queda. O diabo seduz mas quem toma a decisão somos nós. Ele tentou seduzir Jesus depois de 40 dias de jejum no deserto.
       2. INTIMIDAÇÃO:
1Pe 5.8: Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.
Quando Jesus chega em Gadara, os demônios tentam intimidar Jesus. Mt 8.28-29 - Tendo ele chegado à outra margem, à terra dos gadarenos, vieram-lhe ao encontro dois endemoninhados, saindo dentre os sepulcros, e a tal ponto furiosos, que ninguém podia passar por aquele caminho.  29 E eis que gritaram: Que temos nós contigo, ó Filho de Deus! Vieste aqui atormentar-nos antes de tempo?
       3. DISTRAÇÃO: Geazi se distraiu, deixou de aprender com o profeta, começou a pensar que já sabia mais, que era mais esperto, se distraiu consigo mesmo. E hoje vivemos tempos de grandes distrações, muitas delas usadas pelo inimigo para atrapalhar nossa integridade.
Hoje, temos servido a Deus sem faltas, estamos Inteiros para Deus? Estamos íntegros ou nos falta alguns pedaços que precisam ser tratados por Jesus.
Isaías 40.1-5 Consolem, consolem o meu povo, diz o Senhor Deus. 2Encorajem Jerusalém e anunciem que ela já cumpriu o trabalho que lhe foi imposto, pagou por sua iniquidade e recebeu da mão do Senhor em dobro por todos os seus pecados. 3Uma voz clama no deserto: “Preparem o caminho para o Senhor; façam no deserto um caminho reto para o nosso Deus. 4Todos os vales serão levantados, todos os montes e colinas serão aplanados; os terrenos acidentados se tornarão planos; as montanhas serão niveladas. 5A glória do Senhor será revelada, e, juntos, todos a verão. Pois é o Senhor quem fala”.
Deus diz para Paulo em 2Co 12.9: a minha GRAÇA te basta. Ou seja, é a graça que nos faz completos, inteiros, íntegros, ela nos é bastante. Resta uma esperança para nós: nos apegarmos à graça de Deus!
Ambos os textos falam da obra que Deus opera no seu povo, no coração das pessoas, onde há buracos, haverá um caminho reto, onde há montanhas pontiagudas, serão caminhos nivelados, e a glória do Senhor será revelada na integridade que ele está gerando em seu povo!
Que estejamos atentos para participarmos desta grande obra que Deus tem feito por meio de Jesus Cristo.
De seu amigo e pastor,

Hugo G. Freitas

Comentários

Postagens mais visitadas