A IGREJA QUE JESUS EDIFICA



A Igreja que Jesus edifica: características da Igreja de Cristo
Mt 16.18
Eu sou um péssimo construtor. Sou muito prático e não tenho capricho quando manufaturo algo. Há alguns meses atrás fiz uns móveis  pra casa de MDF, desenhei as medidas, mandei cortar no tamanho certinho e os montei.  Estão funcionando, mas minha esposa já esta dizendo: "amor, ficaram bons, mas vamos deixar eles no quarto e comprar uns outros para a sala".
No texto em que lemos, Jesus também se identifica como um construtor, um edificador. Mas diferente de mim, nada que Ele faça pode ser considerado "meia boca". Jesus é bem diferente, tudo que Deus faz é bom (cf. Gn 1). E Ele mesmo disse que edificaria sua Igreja, que não está relacionada a coisas, prédios, bancos, tijolos ou instrumentos musicais. Jesus edifica pessoas. E por isso nós decidimos que valorizaremos as pessoas acima das coisas. 
Então, quando olhamos nos evangelhos para a vida de Jesus, podemos perceber que a Igreja que Ele edifica é uma igreja: 
- Espiritual 
Embora seja formada por pessoas que aparecem no mundo físico, esta Igreja de Cristo age com ousadia no mundo espiritual e se entende acima das coisas deste mundo. A ciência para expressar o mundo espiritual cita o “metafísico”, ou seja, além do físico. Não podemos desconsiderar a realidade do mundo espiritual. Muitas pessoas estão mais preocupadas com as placas e com os nomes de suas igrejas do que com as pessoas que estão sendo aprisionadas pelo diabo que vem para roubar, matar e desrtruir.
O apóstolo Paulo nos adverte em Ef 6.11-13:
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes13Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.  
Quando o médico diz que não pode fazer mais nada por nós, quando o filho se perdeu nas drogas, quando queremos ganhar uma pessoa para Jesus, quando ninguém deseja nos dar um emprego, quando a família parece desmoronar, quando o dinheiro acaba e as dívidas se acumulam, quando estamos fracos, indecisos, desanimados, angustiados, ansiosos, quando as forças físicas já se esgotaram precisamos agir com ousadia no espiritual.
O profeta Habacuque 3.17-18 declara com autoridade:
17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, 18 todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.
 Santa 
Não podemos considerar banal a santificação da Igreja.
Ef 5.25-27  Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,  26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,  27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.   
Amorosa (comunhão) 
Basta olharmos para toda a história de Deus com a humanidade que veremos um profundo amor de Deus por sua criação. Por isso Ele mesmo se entregou para salvar a humanidade. 
Quando vemos a relação de Jesus com seus discípulos fica impossível não perceber seu esforço em viver o amor e a comunhão uns com os outros. 
Restauradora (Ministério) 
Não basta viver em comunhão. A Igreja que Jesus está edificando participa de sua missão de restaurar a imagem de Deus em toda a criação que se perdeu. 
Jesus trabalhou arduamente no ministério que o Pai lhe confiou para restaurar vidas, sonhos, perspectivas e esperanças.
Crescente em qualidade e quantidade 
Toda boa edificação cresce. Eu nunca passei em frente de um prédio que estava sendo edificado e o vi menor do que estava no dia anterior. Edificações crescem, ganham a cada dia mais a forma do sonho de seu edificador. Assim também a Igreja que Jesus edifica ela cresce em qualidade e quantidade, não se surpreenda com o crescimento da Igreja, devemos nos espantar se a Igreja começar a estagnar ou até mesmo diminuir sua influência e sua capacidade de atrair pessoas no mundo.
Vencedora 
"as portas do inferno não prevalecerão".  Nós somos parte de um povo vencedor! Temos resistência inimiga, mas nosso comandante nunca perdeu uma batalha e ele vai à frente de nossas lutas. Temos resistência do inimigo, mas nosso Senhor segue à frente para vencer.
Venha ser parte desta Igreja que Jesus está edificando: espiritual, santa, amorosa, restauradora, crescente e vencedora.
Que Deus nos abençoe!
De seu irmão e pastor,
Hugo G. Freitas

Comentários

Postagens mais visitadas