Lição 7 - CONSELHOS ÚTEIS AO LIDAR COM O DINHEIRO

O CRISTÃO E O DINHEIRO
Orientações à luz da palavra de Deus

Lição nº 07
CONSELHOS ÚTEIS AO LIDAR COM O DINHEIRO

Como administrar meu consumo de forma adequada?
 
Após separar seu dízimo e sua poupança, é preciso compreender que alimentos, roupas e outros itens de consumo, são as necessidades básicas que Deus prometeu suprir (1Tm 6:8; Ef 3:20-21; Mt 6:31-32). Tudo que recebemos além disso indica apenas a abundância das bênçãos de Deus.
Se seus filhos acham ou quem sabe você também acha que merece mais do que o necessário, lembre-se:

  • Você está com um sistema inadequado de valores (Fp 4:19).
  • Analise o conselho bíblico (Lc 12:15) e contraste com (1Tm 6:6-10; Pv 13:11;Sl 128).
  • Ao gastar, procure a melhor compra (Pv 31:16).
  • Pague suas conta dentro do prazo (Pv 3:28).

Por isso, gaste nas coisas que precisa.
Como devo fazer as compras pra casa? 
Evite ficar comprando quando a necessidade aparece, na quitanda ou no armazém da esquina. Você acabará pagando mais caro.
 Crie o costume de “fazer a compra do mês”.:

  • Faça uma lista dos produtos alimentícios, de higiene e limpeza que vai necessitar ao longo do mês.
  • Procure um fornecedor que tenha bons preços faça a compra.
  • Evite levar crianças, pois será pressionado a comprar coisas desnecessárias.Não vá ao supermercado com fome, pois, psicologicamente, acabará comprando coisas de que realmente não precisa ou não deveria comprar. 
  • Pague à vista ou, quando muito, no cartão de crédito para 30 dias (lembrando que deve deixar o dinheiro disponível para não onerar as despesas do mês seguinte).

Fazendo assim, apenas alguns poucos itens ficarão de fora, para serem comprados ao longo do mês (os pães, feira, por exemplo), diminuindo a possibilidade de pagar mais caro pelas coisas e eliminando coisas supérfluas ou desnecessárias.
O que fazer com o 13º Salário?
Os que são assalariados tem o 13º salário que é pago em duas parcelas no ano. Como você pode usar bem esse dinheiro?
1ª Parcela do 13º: Separe 10% para sua oferta ao Senhor; depois aplique 60% do valor recebido em uma aplicação bancária, para ficar na sua reserva financeira; os restantes 30% pode ser usado para pagar dívidas parceladas se houver desconto ou abatimento de juros.
 2ª Parcela do 13º: 10% oferta para o Senhor; 40% para sua reserva financeira (que poderá ser utilizada para as despesas extras de janeiro e fevereiro, como IPVA, IPTU, Material Escolar, etc.) e os restantes 50% utilize para os presentes e os “comes e bebes” de Natal e Ano Novo.
O que fazer com a gratificação de férias (1/3?

Sugestão: Utilize esse valor para passear  com a família ou com alguém de sua amizade se for solteiro.  “Curta” as férias, pois elas são uma espécie de consumo/investimento, num merecido descanso. 
Os bons profissionais tem obrigação de administrar bem suas férias, gozando-as regularmente. Uma “dica” importante: tire dois períodos menores, de 15 dias de férias por ano, o que ajuda muito na melhoria do desempenho profissional e no relacionamento familiar.
Como lidar com o adiantamento legal de férias?
A lei trabalhista manda o empregador adiantar os 30 dias do salário e ainda acrescentar 1/3 (um terço) como gratificação de férias. Onde está o perigo?  A pessoa recebe todo esse dinheiro e acha que pode ou tem a tentação de gastá-lo nas férias.
O que acontece? Se gastar todo ele, quando voltar ao trabalho não terá o salário na data regular (pois o que foi adiantado será descontado), podendo passar sérias dificuldades durante o mês.
O que deve ser feito?  Ao receber o adiantamento, aplique no Banco, em fundo de curto prazo, o valor líquido do seu salário normal (quando você voltar de férias, o dinheiro estará disponível para suas despesas do mês).
Como gerenciar minha conta bancária?
Hoje é difícil encontrar uma pessoa que não tenha uma conta bancária.  Mas, há pessoas, que mesmo tendo apenas o seu rendimento salarial, mantém conta corrente em mais de um banco.
Como todos os bancos cobram taxas pelos seus serviços, pela manutenção da conta, talão de cheques, cartão de crédito, extratos, etc., é conveniente que a pessoa mantenha apenas a conta corrente no banco onde recebe seu salário, e faz os seus investimentos, para evitar acúmulo de despesas desnecessárias.
Se você mantém todo o seu movimento financeiro nesse Banco, dará o que eles chamam de reciprocidade, o que pode baratear seus custos com a manutenção da conta.
Como administrar minhas contas a pagar?
Carnês de crédito das lojas
Esta é uma maneira bem comum de comprar a prazo.  Nossa recomendação já comentada anteriormente é evitar compras a prazo. Quando isto é absolutamente necessário e não dá para esperar, então o carnê das lojas pode ser alternativa mais barata do que cheque especial e cartão de crédito.  Anote as parcelas nos respectivos meses do seu orçamento anual. Se não puder colocar no débito automático, agende para não se esquecer de pagar as parcelas nos seus vencimentos.
Contas de água, luz, e outras.
Todas as contas que vem com código de barra podem ser pagas via internet. Para evitar esquecimento e atrasar no pagamento, com multas e juros, o melhor é colocar no Banco, em débito automático, quando for possível.
Por que devo evitar de pagar juros sempre?
Simplesmente porque é mais uma despesa que você está acrescentando no seu orçamento. Toda vez que você não tem paciência e compra um bem de forma parcelada, terá uma despesa extra, que poderia ser evitada. Se comprar um bem de 1.000,00 pelo prazo de um ano, poderá pagar mais de 100 reais de juros.  100 reais dariam para fazer uma boa feira não é mesmo?  Coloque esta preocupação em sua cabeça toda vez que desejar comprar algo a prestações. Só faça isto se for absolutamente necessário, então os juros serão parte justificável dessa emergência.
Como devo avaliar o uso do cartão de crédito?

Não resta dúvida que o cartão de crédito é um grande facilitador na movimentação de dinheiro, praticidade nas compras e outras transações financeiras. Você não precisa andar com dinheiro ou talão de cheques, melhorando sua segurança.
Há muitos incentivos para o uso do cartão como é o caso das fidelizações que garantem pontos em programas de viagem, a possibilidade de comprar a crédito com parcelamento.
Tenha apenas um cartão. Se receber oferta de outro cartão, pelo correio, simplesmente corte com a tesoura e jogue no lixo.

Como usar o cartão de crédito de forma inteligente?
Você o utiliza para o seu conforto e facilidade nas compras, nas viagens, entre outros. Pode usar no crédito por 30 dias, pois esta modalidade não tem juros. Para isto terá de se organizar para ter esse dinheiro disponível sem afetar seu orçamento mensal. Usando assim terá ganho de pontos etc.
O que seria o uso irresponsável do cartão?

Alerta de tsunami!
É uso irresponsável do cartão quando você se deixa levar pela facilidade, e acaba comprando, por impulso, mais do que precisa ou pode pagar, pois o cartão é um enganoso “dinheiro disponível”. Quanta gente se enrola financeiramente por não ter disciplina no uso do cartão. Sem contar os que têm mais de um cartão, o que é pior ainda.  Muito cuidado, pois os juros cobrados no financiamento do cartão são absurdamente altos, extorsivos mesmo, o que pode arrasar as finanças de qualquer um. O conselho é ficar longe desse uso irresponsável.
Como aplicar minhas economias financeiras?

Faça suas economias trabalharem um pouco pra você.
Primeiramente, se você for comprar um produto em prestações analise se não é melhor conseguir um desconto e pagar à vista. Você ganha duplamente, pois não pagará juros e ainda pode ganhar um desconto.
Se você quer guardar suas economias numa aplicação bancária vejamos algumas opções. Grande parte da população brasileira gosta de guardar dinheiro na tradicional “caderneta de poupança”, pois é isenta do imposto de renda.  Contudo, nem sempre o seu rendimento é competitivo com outros tipos de aplicações financeiras nos bancos, às vezes perde até para a inflação. Só aplique na Caderneta de Poupança se ela estiver oferecendo juros competitivos com outros tipos de aplicação igualmente seguras.

Hoje em dia há opções seguras com bons rendimentos como:
  • Faça uma lista dos produtos alimentícios, de higiene e limpeza que vai necessitar ao longo do mês.
  • Procure um fornecedor que tenha bons preços faça a compra.
  • Evite levar crianças, pois será pressionado a comprar coisas desnecessárias.
  • Não vá ao supermercado com fome, pois, psicologicamente, acabará comprando coisas de que realmente não precisa ou não deveria comprar. 
  • Pague à vista ou, quando muito, no cartão de crédito para 30 dias (lembrando que deve deixar o dinheiro disponível para não onerar as despesas do mês seguinte).
Aprenda a investir sabiamente. Para isso é necessário ter um espírito correto e dependência total de Deus, para que o investimento seja com o propósito certo. Lembre-se da parábola dos talentos, quando Jesus avaliou negativamente o servo que não investiu o seu dinheiro, chamando-o de “mau e negligente” e acrescentando:
 “devias ter colocado o meu dinheiro no banco e quando eu viesse, eu o receberia o meu dinheiro com juros”. (Mt 25:26-27)
Na hora de guardar um dinheirinho é preciso verificar que alternativa é melhor no momento.
Qual a diferença entre ser econômico e avarento?
Avareza, vulgarmente chamada de “pão-durismo” é um sentimento mesquinho em relação à posse das coisas, que gera no indivíduo um comportamento de não compartilhar com ninguém ou mesmo restringir o seu consumo, para guardar ou reservar. A avareza (Lc 12:15; Hb 13:5) é um pecado e precisa de tratamento espiritual. 
Outra coisa bem diferente é ter um comportamento econômico, de se evitar, sempre que possível, gastar dinheiro em excesso ou em coisa de que não necessita, ou mesmo usando seus bens com desperdício. Isto é racionalização de custos, que pode diminuir seus gastos, livrando dinheiro para outros itens importantes em sua vida cotidiana.
Mas, não precisa exagerar!!!



AMÉM!!!
Davi F. Barros
davifbarros@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas